Meus queridos amigos, nesse dia que comemoramos o dia da Bíblia (segundo domingo de dezembro) quero compartilhar com vocês um estudo que fiz para o dia da Bíblia. Neste dia especial quero vos falar da Bíblia. E escolhi o tema: O QUE DEVEMOS SABER SOBRE A BÍBLIA.

A PRIMEIRA COISA A SABER, É QUE O SALMO 119 FALA ESSENCIALMENTE DA BÍBLIA. O Salmo 119 Fala da excelência da Palavra de Deus. Tudo no salmo está relacionado à Palavra de Deus. Por exemplo:
Este salmo fala da felicidade daqueles que andam na palavra de Deus (v.1).
O Salmo Fala da importância de guardar a palavra de Deus no coração (v.9,11,101,144,165).
O salmo fala do prazer de meditar, do observar e não esquecer a palavra de Deus (v.15,16,17,62, 97,99,103,143,148,163,167,174);
O salmo fala que é a palavra que nos vivifica (25,107,149), nos fortalece (28) e nos consola (50,76);O salmo também fala que a Palavra de Deus é lâmpada para guiar os passos e luz que ilumina os caminhos (105).
O salmo fala que a palavra é que esclarece e dá entendimento aos simples (130).
O salmo nos diz que é a palavra que nos firma os passos (133).
O Salmo fala da pureza da Escritura (140) da verdade da escritura (142,151,160) e da eternidade da Escritura (160)
O salmo fala daqueles que andavam errados, mas agora guardam, confiam e esperam na palavra de Deus (v.67, 42,51,61,69,74,81,109,110, 147).
Também fala daqueles que desejam conhecer a palavra de Deus mais e mais (v.18, 12, 14, 17,20,24, 47, 64, 66, 69, 72, 77,92,111, 113,114,127,169).
Mas o salmo também fala daqueles que não conhecem, não desejam, não guardam, daqueles que se afastam e se esquecem da palavra de Deus (139,150,155,158).

A SEGUNDA COISA QUE DEVEMOS SABER É O QUE A BÍBLIA É o livro de Deus. É o livro do céu. É o livro dos livros .A Bíblia é o coração de Deus aberto. É o braço de Deus estendido. É a vontade de Deus declarada ou revelada. Se Deus não houvesse dado sua palavra, nós não poderíamos conhecer a Deus e nem saber como os nossos pecados são perdoados.
A Bíblia é o livro dos paradoxos: é o livro mais lido e o mais desconhecido. É o livro mais amado e o mais odiado. É o livro mais obedecido e o mais escarnecido. É o mais pregado e o mais combatido;
A Bíblia é o manual de Deus aos homens para que estes conheçam a sua vontade e vivam da maneira como lhe agrada;
A Bíblia é a autoridade máxima da igreja. A Bíblia é a única regra de fé e prática da igreja de Cristo.

A TERCEIRA COISA QUE DEVEMOS SABER É O QUE A BÍBLIA REVELA
A Bíblia revela Deus e sua vontade, também projeta luz sobre a natureza humana, sobre os problemas do mundo e sobre o sofrimento do homem. Além disso, revela de modo claro, o caminho para Deus (Jo. 14:6);

A QUARTA COISA QUE DEVEMOS SABER É SOBRE O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA
O tema central da Bíblia é Cristo. Tudo na bíblia aponta para Cristo. De modo que, se queres conhecer a Cristo deves conhecer a Escritura (Jo.5:39);

A QUINTA COISA QUE DEVEMOS SABER É SOBRE A SUA ESCRITA
A Bíblia foi escrita por cerca de 40 homens que foram inspirados por Deus (2Tm.3:16), num período de aproximadamente 1600 anos! Aonde estes homens eram diferentes, estavam em lugares diferentes e em contextos diferentes e em tempos diferentes, para destinatários diferentes, em idiomas diferentes, mas nenhum se contradiz. Em momento algum sua harmonia foi afetada. Há uma coesão, uma sintonia, uma unidade, uma concordância absoluta. E seus autores foram: reis, príncipes, poetas, filósofos, profetas, médicos, cobrador de imposto, historiadores e pescadores.
A SEXTA COISA QUE DEVEMOS SABER É SOBRE A QUE A BÍBLIA É COMPARADA
a) A Bíblia tem sido comparada com água - Em Ef. 5:26 – Assim como a água é essencial para a existência humana. A Bíblia é essencial para a vida do crente; sem ela, ele não pode viver e crescer;
b) A Bíblia tem sido comparada com o Leite Materno - Em 1 Pe.2:2 Assim como o leite materno é o alimento básico para a criança, a bíblia nutre e é indispensável ao crescimento do discípulo de Jesus;c) A Bíblia tem sido comparada com a lâmpada e a luz - Sl. 119:105 – é a Bíblia que nos mostra os obstáculos e como vencê-los. Ela mostra por onde devemos andar e deixar de andar. Devemos ser guiados pela palavra de Deus;
d) A Bíblia tem sido comparada com a Semente -Lc.8:1- A bíblia deve ser semeada.e) A Bíblia tem sido comparada com a Espada - A Bíblia é a espada do Espírito (Ef.6:17)– A bíblia é a arma de defesa do crente. É com a palavra que o crente se defende, e se mantém firme (Sl.119:9);

f)A Bíblia também tem sido comparada com o farol de Deus na escuridão da história. Ela é o mapa que norteia o caminhante;
g) A Bíblia também é comparada com o martelo (Jr.23:29) que quebra as nossas resistências e a dureza do nosso coração teimoso;

A SÉTIMA COISA QUE DEVEMOS SABRE A BÍBLIA É SOBRE O SEU OBJETIVO
Paulo diz que a Bíblia nos foi dada para; ou; ela serve para ensinar, repreender, corrigir educar na justiça para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2Tm.3:16-7). É na Bíblia que também encontramos conforto, consolo e auxilio em toda e qualquer situação.

APLICAÇÃO PARA NOSSAS VIDAS
Agora que sabemos todas esta coisas sobre a Bíblia

A pergunta é: O que devemos fazer em relação à Bíblia?

1) Devemos tê-la como nossa única regra de fé e pratica e autoridade máxima em nossa vida. Por isso: a) Devemos tê-la como exclusiva – ou seja; é a única fonte adequada e autorizada por Deus para obtermos informações acerca das coisas espirituais e que pertence a salvação, pois é por intermédio da revelação especial nas escrituras que encontraremos a revelação clara e plena de Deus para a humanidade; b) Devemos tê-la como suficiente [1] - A Bíblias traz todo conhecimento de que precisamos para servir a Deus de forma agradável e para vivermos alegres e satisfeitos no mundo. A Bíblia contém tudo o que Deus desejava que conhecêssemos. As coisas de Deus só podem ser conhecidas [2] pelas Escrituras! Isso exclui qualquer outra fonte, porque a Bíblia é suficiente [3]; c) Também devemos tê-la como inerrante e como infalível (1Tm.4:9), pois é fiel (1Tm.1:15;3:1); viva (Sl.119:50,25) e eficaz (;

2) Devemos desejar ardentemente pela Palavra, tal como uma criança recém-nascida anela pelo leite materno. Devemos compreender que Deus nos fala através da Escritura. Devemos compreender que “A BÍBLIA FOI DESTINADA A SER PÃO PARA O USO DIÁRIO, E NÃO UM BOLO PARA OCASIÕES ESPECIAIS.” Por isso temos que ser como os Berianos que examinavam as escrituras todos os dias, para ver se as coisas eram mesmo assim (At.17:11 ou como o justo do Sl.1:2);Devemos conhecer a Escritura (Mt.22:29) – Devemos examinar a Escritura (Jo.5:39);

Devemos desejar ardentemente pela a Escritura porque a vida do crente foi gerada pela palavra e é alimentada, fundamentada, mantida e sustentada pela palavra, que é viva e eficaz e suprema.

Precisamos entender que:

- Crescemos pela palavra – (1Pe.2:2-3)-

- Somos transformados [4] pela Palavra (2Co.3:18)

- Somos purificados pela Palavra (Sl.119:9;Jo.15:3;Ef.5:26)

- Somos guardados pela palavra (Sl.119:11)

- Derrotamos os nossos inimigos através da Palavra (Ap.12:11;Ef.6:17);

- Nossa autoridade eterna é a palavra (1Pe.1:24-25);

-Cada benção necessária está na palavra (Sl.119; 2Pe.1:3-4). De modo que não precisamos sentir falta de nada enquanto tivermos a Palavra de Deus!

3) Devemos entender que Deus resolveu salvar pecadores através da pregação da Palavra (1Co.1:21)– por isso, devemos pregar a palavra de Deus que não passa (Mt.24:35; Is.40:7-8; 1Pe.1:24-5) e não volta vazia (Is. 55:1 0-11);

Devemos falar da palavra de Deus dia e noite (Josué 1:8)

Devemos compreender que ganhamos vidas pregando a palavra (Mc.2:2;At.8:25)

Estabelecemos a nossa fé [5] sobre a Palavra e despertamos a fé dos outros proclamando a Palavra (Rm.10:17)

Devemos ainda compreender que não há redenção sem palavra - Não há fé sem palavra (Rm.10:17) - Não há doutrina sem palavra -Não há pregação sem palavra. E Nada pode substituir a palavra.

Devemos amar a Palavra de Deus!

Que o Senhor da Palavra nos ajude. Em nome de Jesus, amém!


____________


[1] Falando sobre a Bíblia o rev. Hernandes dias Lopes diz que: A Bíblia é o livro acorrentado que tem trazido livramento. A Bíblia é o livro queimado nas fogueiras que tem tirado vidas das chamas do inferno.

A Bíblia é o livro odiado que tem ensinado o perdão. A Bíblia é o livro que aponta para a salvação!

[2] Ela é a comunicação de Deus ao homem. Mas é triste verificar o tempo, a consideração, o espaço e o valor que algumas pessoas dão a palavra em reunião, em ajuntamento. É lamentável verificar a superficialidade do conhecimento bíblico de muitos de nossos membros, hoje em dia.

[3] A inspiração da qual falamos aqui não tem a ver com: “enlevar”, extasiar, encantar, mas tem a ver com o registro da revelação de forma que Deus superintende toda a ação humana sendo o resultado final um registro normativo para a vida dos homens (inspiração orgânica).

[4] Na versão –linguagem de hoje diz que a bíblia é a espada que o Espírito dá.

[5] O segredo de oferecermos uma resistência eficaz, para colocar o diabo em fuga, não está em atacá-lo, repreendê-lo ou ameaçá-lo diretamente, mas está em nos aproximarmos de Deus e de sua palavra. O diabo não pode derrubar ou destruir a quem se apega à verdade da Escritura e se guia por ela.

[6] Os reformadores reconheceram que na bíblia o homem podia encontrar: conforto, consolo, auxílio quando angustiado, quando ansioso, deprimido, desamparado, em dúvida, em crise, solitário, tentado, preocupado, necessitado de orientação, necessitado de paz.

[7] Precisamos reafirmar sua suficiência, pois no campo evangélico neopentecostal, a suficiência da palavra de Deus é desconsiderada e substituída pelas supostas “novas revelações", que passam a ser determinantes na vida das pessoas;

[8]Precisamos afirmar que a obra do Espírito na experiência pessoal não pode ser desvinculada da escritura. Devemos entender que o espírito não fala em forma que independe da escrituras, pois o Espírito te leva à escritura- a verdade de Deus; Sem as escritura nunca teríamos conhecido a graça de Deus em Cristo. A supremacia da palavra é fator predominante e de destaque em toda historia da redenção.

[9] A exclusividade e suficiência das Escrituras Vê p.143-4 – Fé Cristã e Misticismo – artigo de Augustus Nicodemus Lopes – A Batalha Espiritual em Perspectiva.

[10]O rev. Hernandes conta que: ”Há alguns anos, um conde inglês visitou a Ilha de Fidji. Ele sabia que as condições morais ali tinham sido péssimas e admirou-se do que eram por ocasião da sua vida. Esse incrédulo, visitando um velho chefe da tribo, que parecia civilizado disse: “O senhor é um grande chefe. É pena que tenha sido ingênuo bastante para crer na Bíblia. Lá no meu país ninguém mais crê nesse velho livro nem ouve a história de Jesus cristo. O povo hoje está ilustrado e não crê nisso mais. Estou triste porque o senhor crê nessas bobagens.” Os olhos do velho chefe flamejaram e ele respondeu: “o senhor está vendo aquele forno? Ali é que nós queimávamos os corpos humanos para as nossas grandes festas. Se não fosse esse velho livro, a Bíblia e Jesus Cristo que nos transformou de selvagens em verdadeiros filhos de Deus, o senhor já teria sido morto e assado naquele forno. E nós já lhe teríamos comido a carne”.

[11] de modo que a minha fé aumenta quando conheço mais o objeto de minha fé (Deus, Evangelho {Cristo}. Ou seja: Quanto mais eu os conheço, mas tenho fé. Como sei disso: Do começo ao fim das escrituras, o povo de Deus vive pela fé; mas a idéia de fé é desenvolvida à medida que se amplia a revelação divina da graça e da verdade, da qual depende a fé; ou seja; quer ter mais fé? Então leia a escritura, conheça a escritura, pois a fé vem por conhecer a escritura.(Rm.10:17). Quanto maior conhecimento real a pessoa tiver das Verdades da redenção, mas rica e mais completa será a sua fé!

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 31 de dez. de 2010
Assunto: |

0 comentários - Já comentou?

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra