Meu querido José, você me disse que tem dúvida sobre o amor de Deus. Será que Deus é amor de Verdade? Para te responder vou fazer isto em etapas. ou numa série que chamarei da serie do amor. Vou começar mostrando AS PROVAS DO AMOR DE DEUS - e vou usar os textos: João 3:16 e Rm. 5:8. E o Livro "Ser de Deus" do Dr. Heber Campos.
Vou começar dizendo o seguinte: Talvez, você seja um daqueles que pensa que Deus não ama você, que Deus não se preocupa com você, que não se interessa por você, não se importa com você; Ou talvez, você seja um daqueles que pensa que Deus é um velhinho carrancudo que está no céu olhando para você somente para te castigar; quando você errar. Ou ainda, você seja um daqueles que pensa que o Deus do VT em um Deus irado, um Deus sanguinário e que não ama ninguém. Mas nesta primeira palestra quero provar, que Deus Deus é amor e já provou o seu grande amor. Por isso logo no inicio quero que você entenda que Deus é descrito na bíblia como sendo amor. Amor é a essência de Deus “pois Deus é amor” (I Jo 4:8). Se o amor é essencial em Deus, ele não pode existir sem ser amor. O amor faz parte da natureza de Deus, por isso ele ama e nunca cessa de amar. O amor de Deus tem nascedouro em si mesmo. Deus não é influenciado por nada em seu amor a não ser pela sua própria natureza. Nada de fora o impulsiona a amar as criaturas caídas. Ele as ama de acordo com o seu próprio caráter. Outra coisa, o amor de Deus e diferente de Todos os amores do mundo, pois os outros amores querem alguma coisa em troca. O amor de Deus é diferente: ele se oferece.ele se dá. E não é um amor interesseiro. Por isso entenda logo de Início: O mundo foi criado por amor. Jesus foi enviado pelo amor que Deus tem. Seu perdão, atendimento às orações e todo seu constante cuidado conosco revelam esse imenso amor.

Agora vejamos os textos que provam o Grande amor de Deus:

Moises trabalhou a idéia do Deus amoroso em Dt.12 :15 dizendo: tão somente Deus se afeiçoou para os amar...
Jeremias 31:3 já dizia: “Com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí”.

João, o apostolo, vai descrever Deus Pai como sendo amor. “pois Deus é amor” (I Jo 4:8).

João, em 1Jo. 3:1 diz: “vede que grande amor nos tem concedido o pai, a ponto de sermos chamados seus filhos”;
Em 1Jo.4:10, Ele diz: “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu filho como propiciação pelos nossos pecados”;
1Jo.3:16 João aprofunda o assunto ao afirmar que nisto conhecemos o amor, em que Cristo deu a sua vida por nós ;.
Perceba ai que o amor de Deus, que nos favorece tanto, lhe custou muitíssimo caro. A salvação que recebemos gratuitamente teve um preço muito alto.

Aqui,no texto de Jo. 3:16, Jesus mostra um Deus amoroso. Um Deus que ama tanto ao ponto de dá o seu filho único por amor [1].

►Jo.15:13 Ninguém tem maior amor do que este de dar a sua própria vida em favor de seus amigos. João admira-se do fato de Deus ter tornado os inimigos dele em amigos, chamando-os de filhos dele! Realmente, “ninguém tem maior amor do que este: dar a vida em favor dos seus amigos” (Jo 15:13). Os que eram inimigos, Deus considerou amigos por causa do seu inigualável grande amor. Por isso esse amor é chamado de “maior amor”.

Paulo, também falando do Deus amoroso ele disse em Rm.5:8: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Veja ai que a cruz é a demonstração maior do amor de Deus. A cruz foi o meio de amor que Deus usou para tratar com o problema do pecado humano.

►Paulo, admirado pelo amor sacrificial de Deus, reconhece que Deus ama com tanta intensidade que por amor a você, não poupou seu próprio filho, mas o entregou por amor a você (Rm.8:32);

►“Deus não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou” (Rm 8:32).

►Deus não poupou a seu Filho para que nós fôssemos poupados de receber a punição.
►Em Efésios 2:4-5, Paulo diz que por causa do grande amor com que nos amou... nos deu vida juntamente com Cristo”.

Paulo em Ef.3:17-19 diz que o amor de Deus por nós é tão grande que nós não temos compreensão[2] (pois “excede todo entendimento”) da: Largura[3], Comprimento[4], Altura[5] e Profundidade[6].

O amor de Deus é tão imenso, é tão grande que vai para todas as direções e que percorre todas as distâncias a fim de nos alcançar. E isso que significa o amor sacrificial. Ele sempre procura o bem estar do amado não importando o custo.

Deus ama tanto, que nada pode separar aquele que ELE ama. Rm.8:35,37,38. Devemos entender que o amor de Deus por nós independe de nós, Deus nos ama a despeito do que somos. Deus não depende do meu amor para me amar e também não existe circunstancia para ele deixar de me amar. Devemos entender que assim como Deus é eterno o seu amor por nós também é eterno, pois a bíblia nos diz que O amor de Deus por nos existe antes de haver mundo e existirá mesmo depois que este mundo for renovado. Um dos textos que nos ensina esta verdade está em Jeremias 31:3 que diz: “Com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí”. O amor de Deus é duradouro, não muda, permanece sempre o mesmo, a despeito da infidelidade das pessoas amadas. Esta é a mensagem extraordinária de amor que Jeremias traz da parte de Deus. O amor de Deus, portanto, é um amor de constância, que independe das reações da pessoa amada, é amor que vai até o fim. Tendo convicção disso é que Paulo pergunta: quem pode nos separar do amor de Deus? Será tribulação? Será a fome? Será a nudez? Será o perigo? Será a espada? Então ele afirma: eu estou tão certo de que: nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem os demônios, nem o presente, nem o porvir, nem altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que foi manifestado em Cristo.
Outra coisa importante é que a bíblia nos ensina que Outras pessoas acabam sendo abençoadas pelo amor que Deus tem por nós.
Veja esses exemplos:
- Labão foi abençoado pelo Senhor por amor a Jacó – Gn 30.27
- Por amor a José o Senhor abençoou a Potifar – Gn 39.5
- Por amor a Davi o Senhor não destruiu Judá – 2 Reis 8.19
- Por amor da aliança com Abrahão, Isaque a Jacó o Senhor não destruiu Israel – 2 Reis 13.23.

Por isso querido:
1) Aprenda a apreciar o amor de Deus -Entenda de uma vez por toda que você foi criado por causa do amor de Deus; Lembre-se da queda e do estado em que você se encontrava e Entenda que Deus em Cristo te remiu por casa do Seu Grande Amor[7]; Lembre-se de quem você era[8]; Lembre-se de onde ele te tirou, O Dr. Heber diz que amor de Deus nos atingiu quando estávamos nas profundezas do pecado, mortos em transgressões (Ef 2:1), no abismo de trevas. Ele nos alcançou quando estávamos no fundo do poço e nos elevou par uma posição de honra tratando-nos como filhos (ver o ser de Deus). Por isso eu preciso Lembrar sempre de onde estaria se ele não interviesse miraculosamente na minha vida. Lembre-se aonde ele te colocou. Ou seja você só é alguma coisa, por causa do grande amor de Deus. Você estar aonde estar por causa do grande amor de Deus. Você e eu não podemos nos esquecer, que é o seu amor, o responsável pela restauração do nosso relacionamento com Deus pai. Se não fosse o seu amor jamais seríamos restaurados ao seu próprio favor e, para sempre, estaríamos mortos em nossos pecados. Lembre-se sempre que o amor de Deus é um amor que vai à procura de elementos perdidos. Lembre-se sempre, você só tem o que tem, por causa do grande amor de Deus. - Existimos por causa do amor de Deus; - Somos sustentados por causa do amor de Deus. Examine estas verdades e aprenda a apreciar o amor de Deus!

2) Ensine sobre o grande pressuposto do amor salvador de Deus - Que grande pressuposto é esse? Não há remédio para o ser humano se Deus não internalizar o seu amor neles. Precisamos mostrar aos outros a sua real situação. A perdição, miséria, depravação, etc., precisam ser enfatizadas a fim de que o amor salvador de Deus receba a devida ênfase no seu testemunho e venha a ser devidamente compreendido por eles. Por isso: Fale do grande amor de Deus; Conte o amor de Deus; Cante o amor de Deus; Anuncie o grande amor de Deus; Proclame o amor de Deus; Faça conhecido o amor de Deus;

3) Aprenda a Descansar no amor de Deus - Entenda de uma vez por todas, você é a coroa da criação de Deus e Deus tem um cuidado todo especial por você. Deus ama você (Sl.103:11;Rm.5:8;Ef.2:4) e ninguém pode te separará deste amor (Rm.8:35,39) e por amar você, Ele cuida de você (Sl.27:10; Is.49:15-16). Descanse no amor de Deus. Porque Deus sempre faz o melhor em benefícios de seus amados.
Apelo:
Você entendeu sobre o grande amor de Deus por você?
Então, Ame a Deus também, obedeça o Senhor, Permaneça[9] no amor de Deus – tenha compromisso com o amor de Deus. Faça a vontade Deus em sua vida. Deus ama você, mas também quer ser amado por você! Este é tema da segunda paletra.

NOTA DE RODAPÉ
[1] Devemos entender que o amor de Deus tem uma conotação ímpar, pois não é encontrado em nenhum outro lugar e em nenhuma outra pessoa. Todos os amores do mundo querem alguma coisa em troca. O amor de Deus é diferente: ele se oferece. Não é amor de troca, mas é amor que dá.
[2] O Dr. Heber Campos diz que Esse amor é incompreensível não só por causa da sua natureza mas também por causa da sua imensidão. Vê p.256, Ser de Deus, CEP)
[3] O Dr. Heber afirma que: “provavelmente ela aponta para o fato de não somente judeus serem objeto dele, mas também os gentios (Ef 2:11-18)”. (Vê p.256, ibid)
[4] Provavelmente tenha a ver com a extensão temporal desse amor que vem desde a eternidade e vai até a eternidade. É bastante comprido (Ef 1:4-5). (Ibid)
[5] Provavelmente seja uma associação com as “bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Ef 1:3), e que nos tenha feito assentar nesses mesmos lugares em Cristo (Ef 2:6)”. (ibid)
[6] Provavelmente seja uma referência ao fato de que esse amor nos atingiu quando estávamos nas profundezas do pecado, mortos em transgressões (Ef 2:1), no abismo de trevas. Ele nos alcançou quando estávamos no fundo do poço e nos elevou par uma posição de honra tratando-nos como filhos (Vê ibid)
[7] O Dr Heber diz que: “Nunca haveremos de apreciar o amor de Deus a menos que entendamos quem éramos e de onde ele nos tirou, e onde estaríamos se ele não interviesse miraculosamente em nossa vida, e onde ele nos colocou”(Ser de Deus).
[8] Diz também o Dr. Heber, Você jamais vai apreciar o seu grande amor a menos que você entenda com o coração o tipo de amor que ele lhe deu, e entenda a miséria em que você estava quando ele o amou.

[9] Deus amou você em Cristo Jesus e ele ordena que você não somente o ame, mas que também permaneça nele. Foi exatamente isso que Jesus ordenou: “Permanecei no meu amor” (Jo 15:9). Como permanecer no seu amor? O próprio Jesus explica: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor” (Jo 15:10). Há muitos que pensam que amar é um mero sentimento, sentimento prazeroso no coração. Isso não é verdade. O amor nosso por Deus deve ser evidenciado em obediência, em submissão à sua Palavra. É curioso que Jesus nunca exigiu dos seus discípulos o que ele próprio não tenha feito. Veja como ele complementa o verso 10: “assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e no seu amor permaneço”. Não existe amor de Deus sem obediência. Esse é o sentimento de “permanecei no meu amor”.

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 8 de mar. de 2010
Assunto: |

0 comentários - Já comentou?

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra