Meu querido João, você me perguntou: Quais as exigências de Jesus àqueles que querem ser seus discípulos? Vou te responder usando dois texto: Lucas 14:24-27 e Mateus 16:24.
Então vamos lá:
No texto em referência vemos as exigências para quem deseja ser discípulo de Jesus.
Veja que a multidão seguia Jesus e, de repente, Jesus se volta para ela e diz, em outras palavras: Querem ser meus discípulos? Então vou lhes mostrar que ser meus discípulos é coisa séria, não é brincadeira.
Você quer ser discípulo de Jesus? Então, preste atenção nas exigências:

Primeira exigência: O seu amor por Ele deverá ser maior do que todos os outros amores. Você deverá ter um supremo amor por Jesus.
É por isso que o texto diz: “Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, mulher, filhos, irmãos, e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lc. 14:26).
Aqui precisamos entender o que significa aborrecer. Aborrecer aqui não significa ter no coração má vontade para com os nossos parentes, mas, sim, que o nosso amor a Cristo deve ser tão grande, que todos os outros amores passam a ser pequeninos. Aborrecer aqui é amar menos. O que Jesus está dizendo aqui é que o discípulo deve amar o seu Senhor acima de todas as coisas. Veja que quem está falando aqui é o Senhor Jesus. Aqui, é a mesma exigência feita pelo Pai, aquele que deveria ser o seu povo. Na Escritura, Deus exigiu amor a Ele acima de todas as coisas. Jesus aqui, à semelhança do Pai, exige que seus discípulos o amem acima de todas as coisas. Porque o mandamento é que o seu povo o ame de todo o seu coração, de toda sua alma, de todo o seu entendimento e com toda sua força. Porque o amor ao seu Senhor deve ser um amor maior. Nada pode tomar o lugar do seu Senhor. É por isso que Jesus diz aqui: querem ser meus discípulos, então vocês devem me amar acima de qualquer coisa, e em qualquer circunstância;

Segunda exigência: Você deve ter abnegação, desprendimento –você não mandará mais em você, você não vai mais fazer o que quiser. É por isso que o texto de Mateus 16:24 diz: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue". Negar a si mesmo significa completa submissão ao senhorio de Cristo; significa abdicação do trono. Negar a si mesmo significa sacrificar, por amor a Cristo, suas próprias certezas, seus desejos, vontades e objetivos, esperando que Deus oriente sua vida como melhor lhe parecer; ou seja, agora eu não faço mais o que eu quero, mas aquilo que meu Senhor quer. Não faço mais a minha vontade, mas a vontade do meu Senhor; porque agora estou debaixo do seu senhorio; Ele é meu senhor, meu dono, Ele é o meu rei, eu sou apenas o seu servo.
Quando você olha para 2Co. 5:15, percebe que Paulo já tinha entendido isto. Ali ele diz: “Porque Jesus morreu por todos os seus discípulos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”.
Mas, infelizmente, muitos dos crentes não entendem quando você fala que a salvação é eterna, porque pensam que, já que são salvos mesmos, então podem fazer o que quiserem. Entendem errado. Não é assim; porque você foi salvo não para fazer o que quiser, mas para fazer a vontade daquele que o salvou. Eu fui salvo para me submeter a Jesus. Porque o discípulo de Jesus é submisso ao seu Mestre, à sua palavra e às autoridades que Ele constituiu.
É por isso que Jesus, em outros termos, disse: Você quer ser meu discípulo? Então terá que abdicar ao trono. Porque o trono é o meu lugar. Eu é que sou o rei, não você.

Terceira exigência : Você terá que escolher a cruz, terá que tomar a cruz e ter a disposição de sofrer por causa de Cristo e das coisas de Cristo.
Ser discípulo envolve compromisso de vida com o mestre num sentido global e total. Veja que o texto diz: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz.”
A cruz é lugar de desonra, crítica, calúnia, vergonha, aflição, perseguição, solidão, abandono, sofrimento, dor, e morte. O que Jesus está dizendo aqui é: vocês querem ser meus discípulos, mas vocês estão dispostos a pagar o preço? A idéia aqui é a de fazer um orçamento para saber se vai dar conta do recado. Por isso, a ilustração de quem vai fazer a casa e do rei que vai guerrear contra outro rei.
Portanto, o que Jesus está dizendo é: vocês querem ser meus discípulos, mas vocês estão dispostos a ser desonrados?
►Vocês estão dispostos a ser criticados? Porque, por causa de mim, vão criticar vocês;
►Vocês estão dispostos a ser caluniados? Os primeiros discípulos o foram.
►Vocês estão dispostos a ser afligidos? Porque no mundo, disse Jesus, tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci (Jo.16:33).
►Vocês estão dispostos a ser perseguidos? Porque de todos vão ser odiados, por causa do meu nome (Mc.13:13 e Lc.21:17). Jesus também disse que o discípulo não é maior que seu senhor (Lc .6:40) - O servo não está livre da perseguição e da oposição, tanto quanto Jesus não estava (relacione este texto com Jo.15:20). Paulo já sabia disso, por isso disse: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2Tm.3:12); - Os que estão em Cristo serão perseguidos por causa da cruz de Cristo (Gl.6:12).
►Vocês estão dispostos a ser isolados? Estão dispostos a ficar sós?
►Vocês estão dispostos a ser abandonados? Às vezes, os primeiros a nos abandonar são os da nossa própria casa, os parentes, os amigos.
►Vocês estão dispostos a sofrer? Saibam disso: vocês vão sofrer só por serem meus discípulos. Paulo, falando à igreja de Tessalônica, disse: “Ninguém se inquiete com estas tribulações, pois nós sabemos que fomos designados para isto” (1Ts. 3:3). Falando também à igreja de Filipos, Paulo diz que Deus nos concedeu a sua graça não somente para crer em Cristo, mas a graça também foi concedida para padecermos por Cristo (Fp.1:29). Pedro diz como Cristo sofreu e os seus discípulos vão sofrer, porque, na mente do apóstolo, os discípulos foram chamados para sofrerem (1Pe.2:20-21), para participarem do sofrimento de Cristo (1Pe.4:13).
►Vocês estão dispostas a suportar dores? Dor do abandono, da traição, dor da solidão?
► Vocês estão dispostos a morrer por minha causa? Porque é isso que “ser meus discípulos” significa. A palavra testemunha, no original grego, significa martírio; e Paulo tem esta idéia quando diz: “Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro” (Rm.8:36).
Veja que é isto que Jesus está prometendo aos seus discípulos: dor, abandono, solidão, perseguição, sofrimento e morte, porque a ética do reino é de “cabeça para baixo”. Jesus vai dizer que, quando você perde a sua vida por causa dele, aí é que você acha vida (Mt. 10:39).
E isso vai contra a teologia da prosperidade, que diz que quando você sofre, você está fora da vontade de Deus ou em pecado, porque “crente que é crente não sofre.” Não são poucos os pregadores do evangelho que têm apresentado a vida cristã como um mar de facilidades, onde os problemas e provações não estão presentes, porque não é vontade de Deus que seus filhos convivam com adversidades. Mas essa não é a verdadeira mensagem bíblica, pois, em todos os tempos, os filhos de Deus passaram, passam e passarão por grandes sofrimentos, necessidades e tribulações. Por isso, é preciso questionar esse evangelho que esconde o lado da cruz, da mortificação e das dificuldades que o cristão há de enfrentar, pois, de forma alguma, a fé cristã elimina as provações e os sofrimentos. Por que é preciso questionar isso? Porque tanto o VT quanto o NT, e também a própria história da Igreja, estão repletos de duras provas, que homens e mulheres tiveram que suportar (Hebreus 11:36-38). E é isso que Jesus está ensinando aqui.
Jesus não enganou a ninguém. Aqui ele diz que para ser Seu discípulo, você tem que estar disposto a sofrer por Sua causa, tem que tomar a cruz. Ele não esconde a cruz. Alias, sem cruz não há salvação. Não há evangelho sem cruz. Não há vitória sem lutas. Que possamos entender que, assim como Jesus sofreu, os seus discípulos também vão sofrer: calúnias, escárnios, perseguição, abandono, humilhação, e até morte (Rm.8:36).

Quarta exigência: para ser discípulo, você tem que seguir a Jesus. Ele vai ser o seu modelo. Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”.
A idéia da palavra discípulo é a de alguém que é imitador, aquele que segue o seu mestre, é aquele que se torna semelhante ao seu mestre. Porque o compromisso principal do discípulo é seguir o seu mestre. Isso é tão verdade, que João vai dizer: “aquele que diz que permanece nele, esse deve andar como ele andou” (I Jo. 2:6).
É por isso que Jesus diz: se vai ser meu discípulo:
☻então você deve viver como eu vivo. O interessante é que todas as vezes que Deus pede alguma coisa a nós como seus discípulos, Ele se apresenta como o nosso modelo. Na escritura você vê Deus dizendo:
Perdoe, mas como eu perdôo (Cl.3 :13); ame, mas como eu amo (Jo.13:34).
Por isso, Paulo diz: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.” (Ef. 5:1).
Se Jesus vai ser o seu mestre, e você vai ser discípulo dele, então:
☻Você deve andar como eu andei – e eu andei em obediência, eu fui manso, humilde;
☻Se vai ser meu discípulo, então você vai ter que ter a minha mente para pensar como eu penso;
☻ Se vai ser meu discípulo, então você vai ter a minha visão, para ver como eu vejo;
☻ Se vai ser meu discípulo, então você vai tratar como eu trato; eles vão fazer o mal contra você, mas você não vai pagar com a mesma moeda (1Pe.2:23);
☻ Se vai ser meu discípulo, então você vai fazer as coisas do meu jeito. Sabe por que você vai fazer assim? Porque discípulo é aquele que segue o mestre.
Se você quer ser discípulo de Jesus, então terá segui-lo, como seu modelo. Esta é a quarta exigência. Veja que o modelo para os discípulos de Jesus é o próprio Jesus, não o mundo, nem os artistas deste mundo, nem as pessoas influentes deste mundo, mas o nosso modelo é Jesus. Ele já estabeleceu o padrão, segundo o qual os seus discípulos devem viver e se portar.
Ser discípulo de Jesus não é brincadeira, mas é coisa muito séria, Por isso, não fique brincando de ser discípulo de Jesus. É por isso que Jesus disse para aquela multidão:
Querem ser meus discípulos? pergunta Jesus.
Então:
1) Vocês devem me amar, acima de tudo;
2) Eu vou ser o centro da sua vida;
3) Vocês vão sofrer, vão passar por momentos difíceis;
4) Vivam como eu; eu serei o seu modelo, façam as coisas como eu faço. Essas são as minhas exigências.
Espero ter ajudado. Um grande abraço, rev. Fran

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 24 de nov. de 2009
Assunto: |

2 comentários - Já comentou?

  1. Anônimo escreveu:
  2. Appraise to send away from provisions cook with enormous multitude [url=http://onlineviagrapill.com]viagra[/url]. Effortlessly into the unequivocal mood someone the peanuts trim on to own you non-belligerent of planner that you are in jammed constitution [url=http://ambiendrug.com]buy ambien[/url]. Victuals up bewail soreness syndrome [url=http://virb.com/symbalta]flagyl[/url]

     
  3. Anton escreveu:
  4. muito bom...............

     

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra