Meu caro amigo Valter, você me perguntou: "Quando é que posso dizer que sou um verdadeiro discipulo de Cristo? Vou tentar esclarecer a sua dúvida. Mas antes, gostaria de definir a palavra "discipulo". A palavra “discípulo” significa aquele que recebe ensino de alguém, aquele que aprende, aquele que segue as idéias ou doutrinas de outrem; é o aluno. Discípulo de Cristo é uma pessoa cujo compromisso principal na vida é seguir a seu Mestre, desenvolver-se para ser como Ele, e fazer a vontade dEle. Ser discípulo é ser imitador de Cristo. É aprender e assimilar de tal forma os seus ensinamentos, que a vida se torne semelhante à de Cristo.
Portanto, ser discípulo não é seguir, ir atrás (pois a multidão seguia, no entanto, não era discípulo). Você só é discípulo quando almeja aprender fatos (Mt.11:29), entender idéias, ganhar cosmo visão e ter um compromisso de vida com o Mestre, num sentido global - o verdadeiro cristianismo é um compromisso total com o Senhor Jesus. Portanto, você só pode dizer que é um discípulo de Jesus se já se rendeu ao rei Jesus, comprometeu-se com a ética do reino dele e engajou-se na missão dele.
Agora vamos para sua pergunta: Quando posso dizer que sou um verdadeiro discípulo de Jesus?

1) Você só pode dizer que é um discípulo de Jesus se já creu em Jesus. Porque, em primeiro lugar, para ser discípulo você terá que crer em Cristo (Lc.14:26; At.16:31). Quando Jesus diz: “se alguém vem a mim”, ele quer dizer: para vir a mim, tem que crer em mim, tem que confiar em mim, porque ninguém pode vir, seguir sem crer, sem confiar nele. Em At.16:31 vemos que, para ser salvos, temos que crer. Em Mt.11: 28 temos o mesmo contexto: Jesus diz “vinde a mim;” mas vocês só poderão vir, se crerem.
João 3:16 diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Então, vemos, claramente, que Deus nos ama, e por causa desse amor ele deu o seu Filho; mas Jesus foi enviado por Deus Pai para que eu creia, pois, no momento em que eu crer, me torno discípulo de Jesus, e agora tenho vida eterna; e, sem crer, não posso me tornar discípulo. Portanto, você só pode se tornar discípulo de Jesus quando, primeiro, crer. Isso é tão verdade que, quando analisamos o discipulado, vamos perceber que, para discipular alguém, temos passos a dar, e o nosso primeiro passo, quando estamos discipulando alguém é levá-lo ao conhecimento e à aceitação de Cristo como seu Salvador. Por isso, se ainda não creu em Cristo como seu único Senhor e Salvador, você não pode dizer que é um discípulo de Cristo.

2) Você só pode dizer que é um discípulo de Jesus, se já passou pela experiência do novo nascimento (Jo.3:3-5). Em Segundo lugar, após ter crido em Jesus, você, para ser seu discípulo, terá que passar pela experiência do novo nascimento (Jo. 3:3-5). Esta é a qualidade primordial de um discípulo: ter sido lavado no sangue do Cordeiro, sido regenerado e transformado, recebendo, pela fé, a salvação. Nicodemos era mestre dos judeus, influente, respeitado; porém, esses qualificativos não tinham importância nenhuma para a salvação, pois Jesus diz: isso não importa; o que importa é nascer de novo; porque, sem novo nascimento: a) Você não verá o reino (Jo. 3:3); b) Não entrará no reino (Jo.3:5).

3) Você só pode dizer que é m discípulo de Jesus se já tem uma vida de submissão. Para ser discípulo, você terá que ter uma vida de submissão. Submissão é uma palavra composta de sub (debaixo de, sob) e missão. Isso significa que Jesus nunca esperou por seguidores voluntários, mas chamou-os com autoridade divina (Mc.1 17, Mt. 8:22). E eles foram feitos discípulos para ajudar na missão do reino, pois tinham a mesma missão de Cristo, e foram chamados para ajudar na Missão dEle (Jo.17:18). Por isso, os chamados:
a) participavam da autoridade de Jesus (Mt.28:19-20);
b) participavam do mesmo ministério (reconciliação 2Co.5:19-20);
c) foram enviados aos mesmos homens ( Lc.19:10);
d) foram instruídos para pregar a mesma mensagem (Mt.4:17 cf.10:17) e fazer as mesmas obras (Mc.3:14-15);
e) vão ser perseguidos como Jesus (Jo.15:20; 1Pe.2:20-21 e 4:13);
f) e ficarão sentados com Ele no trono de Juiz (Mt.19:28 cf.1Co.6:3). Por isso, meu querido, se você ainda não se engajou na missão de Jesus, você não pode dizer que é um discípulo de Jesus.

4) Você só pode dizer que é um discípulo de Jesus, se já tem uma vida disciplinada (Mt.11:28-29). Disciplinar é instruir nas regras e preceitos, é ensinar padrão de condutas. A Palavra disciplina pinta o quadro dum mestre seguido por seus discípulos que prestam atenção muito séria às suas palavras, mas também almejam imitá-lo (ICo.11:1; Fl.3:12-14). Tudo o que o seu senhor é, eles procuram ser. O discípulo é um aprendiz, alguém que está interessado em avançar na doutrina de Cristo (Mt.11:28-29). Discípulo de Jesus é aquele que dEle aprende um novo modo de vida, com um objetivo especifico em mira, e que aplica esses ensinos à sua vida, pelo poder do Espírito Santo. Por isso, aquele que não almeja aprender de Jesus não pode dizer que é discípulo de Jesus.

5) Você só pode dizer que é um discípulo de Jesus se já renunciou ao mundo (Mc. 8:34). Por isso, se você ainda não renunciou ao mundo com suas paixões, não pode dizer que é discípulo, pois os discípulos de Jesus entendem que eles foram dados a Jesus do mundo (Jo.17:6); que eles, agora, não são do mundo (Jo.17:14,16), apesar de viverem nele (Jo.17:11,15). Por isso, não devem amar o mundo (1Jo.2:15), nem ser controlados por ele, nem se conformarem com o mundo (Rm.12:2), por entender que foram enviados ao mundo (Jo.17:18) para nele serem: Luz (Mt. 5:14), Sal (Mt.5:13) e Testemunho (At.1:8).

6) Você só pode dizer que é um discípulo de Jesus se já se interessa em ajudar a aumentar o número dos discípulos de Jesus (Mt. 28:19-20), em obediência à grande comissão (Mt.28:19-20; Jo. 15:8), e por saber que esta é a missão dos verdadeiros discípulos de Cristo. Por isso, se você ainda não tem o desejo e nem está disposto a fazer discípulos de Jesus, você não pode dizer que é um verdadeiro discípulo. Porque Jesus o fez discípulo para você fazer outros discípulos. Note que o coração da grande comissão é: “fazer discípulo”, e não “pegar feito” ou “pescar em aquário alheio”.
Espero ter contribuido com o seu crescimento. Um grande abraço e que Deus te abençoe ricamente. Em nome de Jesus. Rev. Fran

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 19 de nov. de 2009
Assunto: |

0 comentários - Já comentou?

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra