Meu Querido Lucas, continuando quero ainda afirmar que Igreja é lugar de Crise. Pois bem, Apesar de não gostarmos dessa palavra “crise” ela é real e nos atingem das mais diferentes maneiras. Também a palavra crise é uma das palavras mais usadas hoje em dia. A palavra do momento é CRISE! Ouvimos a palavra crise nas ruas, nas praças, nas “rodinhas” de amigos, na mídia, na empresa e na escola. Aliás, não se fala em outra coisa senão em crise. Ouvimos falar em crise ética, moral, espiritual, relacional, familiar, em Crise de identidade; Crise de abastecimento; Crise de água potável; Crise de energia; Crise do clima; Crise do meio-ambiente; Crise no Oriente Médio; Crise do petróleo; Crise da segurança pública; Crise da meia idade e etc. Além disso, as pessoas normalmente têm a sensação que, de vez em quando, estão em crise. Na igreja também ouvimos a palavra crise. Alías a igreja está em crise, tanto é verdade que já se chegou até escrever um livro com o título: Evangélicos em Crise (de Paulo Romeiro) E neste livro o autor afirma que a igreja de hoje está em crise de integridade, crise moral (ética), crise doutrinária- (os desvios e confusões doutrinárias) e crise teológica. Mas isso não é novidade para nós, pois a igreja sempre foi e sempre será um lugar de crise. Aliás, a igreja é formada por pessoas que tem crises. E a igreja desde sua formação vive em crise e até Jesus voltar estará em crise, pois a igreja vive numa crise, que os teólogos chamam de “tensão do já e ainda não”. Por isso, muitas pessoas não entendem a igreja, pois a igreja é Divina, porém, humana. teológica, mas, sociológica. Invisível, mas ainda Visível. Triunfante, mas ainda Militante. Perfeita, mas ainda Imperfeita. Organismo vivo, porém Organização, instituição. Comunidade eterna, mas ainda Comunidade temporal. A igreja é Santa, porém ainda Mista e pecadora. A igreja é Una, mas ainda Dividida. A igreja é universal, que está em todo lugar e abrange o todo, porém ainda Local. E por causa desta tensão as pessoas não a compreendem e por causa de sua falta de compreensão muitas a negligenciam, chegando ao ponto de desprezar o seu envolvimento com a igreja de Cristo. Como adolescentes em sua fé, evitam os compromissos duradouros e “ficam” com igrejas, sem nunca se tornarem membros das mesmas ou pelo menos criarem relacionamento com elas. Mas para estes que pensam assim deixa eu dizer duas coisas importante:
1) Não existe no NT qualquer menção de cristão sem igreja. Os autores bíblicos desconhecem a possibilidade de ser cristão e não pertencer uma igreja local porque a existência do cristão está infalivelmente ligada a vida da comunidade, pois ninguém pode reconciliar-se com Deus sem estar reconciliado como povo de Deus;
2) As conseqüências de estar fora da comunhão da igreja nos é apontadas por Paulo: separação de Deus; (Ef.2:12); alienados da comunidade de seu povo; estranhos as promessas; longe de Deus (13); inimigos e hostis a Deus e a seu povo (14); estranhos ao próprio Deus (19) e especialmente sem esperança no mundo (12).
Não se esqueça, igreja é lugar de crise, e não viverá sem crise. Valdir R. Steuernagel diz que: “A igreja para ser boa, precisa ser sempre uma igreja em crise, sempre ser uma em carência, que tenha sempre mais e mais dificuldades e problemas. Essa é a boa igreja! Quanto melhor a igreja, mais problema, mais crise ela terá”. E porque isto? Porque a palavra crise do grego KRISIS significa ação ou faculdade de distinguir, ação de escolher, decidir, julgar (tensão). Essa concepção original nos mostra que, na sua origem, a palavra “crise” não aponta para algo ruim, mas a um momento especial, marcante. Na língua chinesa, a palavra “crise” é ainda mais interessante. O ideograma chinês para "crise" é a combinação de dois símbolos. Um significando "perigo", o outro pode ser traduzido como "oportunidade". Ou seja: CRISE significa um momento de risco e ameaça, mas também podemos estar diante de uma grande oportunidade na vida. Aliás, a maioria das grandes oportunidades da vida vem junto com uma crise, ou nasceu nas grandes crises da vida. Lembre-se também querido, por intermédio das crises é que aprendemos sobre Deus, sobre as pessoas e sobre nós mesmos, verdades que não poderiam ser descobertas de nenhum outro modo. Na crise aprendemos a não confiar em nós mesmos e a depender dos recursos de Deus. Daniel Consindene diz: “Deus permite que as crises nos firam para que superemos por Ele, pensemos nEle, nos volvamos para Ele, confiemos nEle e o chamemos em nosso socorro”; - Luiz Waldvogel diz: “Deus às vezes põe os homens de costa no chão para quer eles olhem para cima”; - Crises agudas tem o potencial de desenvolver musculatura espiritual e emocional em nós. O propósito da crise é nos tornar mais perseverantes, firmes na fé e bem ajustados; ou seja; o sofrimento, as provações provocam no cristão o amadurecimento da fé e a fortificação espiritual. As crises nos amadurecem automaticamente. É verdade também que alguns se tornam mais rígidos, ranzinzas, pessimistas e ainda mais incrédulos e vingativos.
Que Deus nos ajude a entender que na igreja, mesmo sendo um lugar complicado, mas é melhor estar nela do que fora dela. Assim como na arca de Noé, apesar do barco, ainda é o melhor lugar para se estar. O lugar mais seguro ainda é e sempre será dentro do barco, não importando a tempestade. Portanto, ou aprendemos a viver bem um com outro, mesmo sendo de espécie diferente, ou vamos perecer, morrer afogados com as águas torrenciais, violentas, (maremotos). Que Deus nos ajude a entender que igreja é lugar das grandes oportunidades da vida. Que possamos ser benção uns aos outros, mesmo em tempo de crise. Em nome de Jesus. Um forte abraço, Rev. Fran.

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 15 de out. de 2009
Assunto: |

0 comentários - Já comentou?

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra