Meu querido amigo Lucas, nas edições anteriores falei que cada cristão deve se comprometer com a igreja local porque Cristo demonstrou o seu cuidado para com ela (Ef.5:27); porque é uma exortação bíblica (Heb. 10.25); e porque deixar de fazer, é uma manifestação clara de falta de consideração pela providência de Deus para consigo mesmo e uma ignorância do plano eterno e do cuidado providencial de Deus para com os seus filhos. Falei também que a igreja local é lugar de verdade ou da verdade. Também já falei que Igreja é lugar da manifestação da graça e da misericórdia de Deus. Também já falei que igreja é lugar de Crise, mas também é lugar de Benção. Desta feita continuarei afirmando que Igreja é lugar de servos - de servir ou de serviço. Por que digo isso?
Em Primeiro lugar, porque uma das palavras chaves na Bíblia é servir. Só para se ter uma idéia, a palavra servir aparece 214 vezes no VT, a palavra servo aparece 127 vezes NT, e a palavra serviço aparece 117 no VT e 16 no NT;
Em segundo lugar, o serviço ao Senhor é sempre associado ao conhecimento de sua graça. Ou seja; por eu entender aquilo que Deus fez por mim, eu vou retribuir isso em forma de serviço. Todas as coisas que Deus faz por nós, vai desembocar no serviço. Quando sirvo estou provando que o amo. O verdadeiro amor sempre se expressa no serviço. O amor produz serviço, porque amor e servir andam juntos. Que ama serve. A prova do meu amor a Deus é o meu serviço;
Em terceiro lugar, quando olhamos para Dt.10:12 Deus requer de nós serviço. Deus quer ser servido com integridade, com fidelidade e com temor e de todo o seu coração e Alma por seus servos. Aliás, somos chamados na Bíblia de servos. Devemos lembrar também que uma das coisas que Deus na Bíblia proibiu é servir outros deuses, porque Ele é o único que merece nosso serviço;
Em quarto lugar, quando olharmos para o todo da Bíblia, vamos perceber que fomos salvos para servir. Quando Deus nos salva, nos salva para servir. Devemos entender de uma vez por todas que somos servos do Senhor e conservo uns dos outros e estamos ai para servir de todo nosso coração e alma (Gl.5:13). Devemos entender também que, Deus instituiu o servo para servir;
Em quinto lugar, a Bíblia também diz que o dom que recebi foi para servir (1Pe.4:10);
Em sexto lugar, quando olhamos para Jesus, o nosso modelo, não tem jeito de não servir, pois Ele não veio para ser servido, mas para servir (Mc.10:45). E ensinou que quem quer ser o maior no reino de Deus, deve servir a todos (Mt.20:27;23:11).
Portanto, devemos compreender que a igreja de Cristo é uma comunidade de servos, por isso, se você está na igreja e não tem essa mentalidade, você está no lugar errado e se tornou um embaraço para o crescimento do reino de Deus. Outra coisa, você já percebeu, que a maioria dos problemas dentro da igreja é causado por aqueles que pensam que as outras pessoas existem para servi-los? Por isso entenda ainda algumas verdades:
a) quando a igreja é formada por pessoas desejosas de serem servidas, ela se torna comunidade doentia, porém, quando a igreja é formada por pessoas desejosas de servir, ela se torna uma comunidade que promove cura e crescimento entre seus membros;
b) Se cada membro da igreja tivesse como alvo o servir e não o ser servido, o número de críticos e descontentes seria bem menor;
c) A falta de disposição em servir é uma das principais causas dos crentes não terem consciência de seu dom e ministério no corpo de Cristo;
d) Só quando nos dispomos ao serviço, nas mais variadas áreas da comunidade em que estamos, é que começamos a ter confirmação dos dons que possuímos através: d.a) Da alegria que sentimos ao fazer determinadas tarefas; d.b) Da benção que geramos sobre os outros; d.c) E do reconhecimento vindo de outros que nos estimulam a continuar atuando nas nossas tarefas (é a igreja que autentica o nosso dom). Agora, quando a gente ocupa o tempo trabalhando para o Senhor, a satisfação e tão grande e completa, quanto à realização. Quando ocupamos o nosso tempo no serviço do senhor não haverá tempo para reclamar do maná, da falta de alho, das cebolas do Egito, da falta de carne e das asperezas do deserto.
Que Deus nos ajude a entendermos de uma vez por toda que igreja é lugar de serviço e de servos. Por isso, se não vivo para servir, não sirvo para viver. Se não sou servo, não posso dizer que faço parte da igreja do Senhor, pois a igreja do Senhor é constituída de servos bons e fieis!
Que Deus nos capacite a dizer como Josué: eu e minha casa serviremos ao Senhor (Js.24:15,21).
Que sejamos servos e que vivamos para servir, para a glória de Deus e bem nosso, no nome de Jesus, amém! Um forte abraço, Rev. Fran.

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 15 de out. de 2009
Assunto: |

0 comentários - Já comentou?

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra