Meu querido vagner você me perguntou sobre o apóstolado de Paulo. vou te responder, mas antes de estudamos o apostolado de Paulo, devemos compreender algumas coisas sobre o apostolado – sobre o ser apóstolo.

A primeira coisa a entender é o que significa o termo “apóstolo”. O termo (grego, apostolos) significa simplesmente, “um enviado”. Um apóstolo é um mensageiro, um embaixador. A idéia é a de representação: um apóstolo é uma pessoa que representa aquele que lhe enviou. Ele vem no lugar de, representando os interesses de, e trazendo uma mensagem de.






Agora, devemos entender que o N.T. usa a palavra apóstolo – (grego - apostolos, apostoloi) - com três sentidos diferentes:

- Em primeiro lugar, no sentido geral que todos nós somos por Cristo, enviados ao mundo, participando assim da missão apostólica da Igreja (Jo. 17:18; 20:21); nesse sentido amplo todos nós somos apóstolos, porque todos nós somos enviados ao mundo para entregar a mensagem de Jesus. Neste sentido geral, todos os que são hoje enviados pelo Senhor como evangelista, pregadores, implantadores de igrejas, são (no grego apostoloi) – enviados;

- Em segundo lugar a palavra é usada pelo menos duas vezes para descrever “apóstolos das Igrejas”. Um apóstolo de uma igreja, então, é alguém enviado por uma igreja particular para representar os interesses daquela igreja ou entregar sua mensagem. Apóstolos das igrejas são mensageiros enviados de Igrejas a outras ou de uma igreja a uma pessoa com incumbências especiais. (2Co. 8:23; Fl. 2:25);

- Em terceiro lugar a palavra é usada para o grupo pequeno e especial “os apóstolos de Cristo” que foram selecionados para que fossem os representantes pessoais do próprio Jesus Cristo (Lc. 6:12-13). Estes eram os mensageiros pessoais de Jesus Cristo, enviado pessoalmente pelo próprio Senhor, aos quais o próprio Senhor Jesus apareceu e se revelou diretamente. Nesse sentido eles não têm sucessores . Eles foram únicos em sua função. Sabe Por quê?

1) Diz o Dr. Shedd: “Porque este Apóstolos aqui, é aquele que é comissionado não apenas como missionário, que leva a mensagem; Não apenas embaixador, que tem sua carta selada para entregar a um rei de outro país; mas um procurador que substitui aquele que o mandou” .

2) diz Bruce Milne: “Estes apóstolos aqui são testemunhas do ministério e da ressurreição de Jesus; são arautos autorizado do Evangelho (Mc. 3:13 -14; Lc. 6:13; At.1:21). Os arautos tomam posição entre Jesus e todas as gerações subseqüentes da fé cristã. Nós só nos achegamos a Cristo por meio dos apóstolos e de seu testemunho sobre Ele, escrito no Novo Testamento (Jo.17:20)”.

A segunda coisa importante, a saber, sobre o apostolado é conhecer as credenciais para ser um apóstolo – ou as condições básicas para ser um apóstolo.
No NT para alguém fazer parte do apostolado deveria:
1) Ter acompanhado – andado com Cristo desde o seu batismo até a sua ascensão (At. 1:21);
2) Precisava ser uma testemunha ocular da ressurreição (AT.1:22);
3) A Pessoa deveria Exercer poderes miraculosos (milagres e prodígios, sinais (At.2:43); Perceba então que para ser um apostolo a pessoa precisa Exercer poderes miraculosos com 100% de sucesso.
4) A pessoa deveria ser chamada pelo próprio Cristo – veja na escritura que todo apóstolo foi chamado e comissionado pelo Próprio Cristo . Ridderbos diz que “o conceito de Apóstolo é determinado em primeiro lugar pela idéia de nomeação e autorização” .
Era Isto o que autenticava um apóstolo. Portanto, reivindicar o cargo apostólico em nossos dias é compreender erradamente o ensino bíblico e oferecer na prática um desafio grave com respeito à autoridade e finalidade da revelação do Novo Testamento, diz Milne Bruce .

Vejamos como Paulo tinha as credenciais de Um Apóstolo
1) Paulo foi chamado e comissionado pelo próprio Cristo (At.26:16-18);
2) Ele Exerceu poderes miraculosos (At.2:43 – Conf. At.19:11)
3) Ele era testemunha ocular da ressurreição de Cristo (várias vezes Paulo apela para o fato de que viu o Senhor ressurreto – 1Co.15:8,15)
4) Ele disse em 2 Coríntios 12:12 que as credenciais de um apóstolo foram apresentadas no meio deles!



Vejamos agora como Paulo defende o seu apostolado:

- Em Gálata 1:1 Paulo diz: “Paulo, apóstolo não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus pai”..

Perceba que das cartas de Paulo, Gálatas é a carta que Paulo se apresenta como apóstolo de Cristo e apresenta suas credenciais. Ele diz que seu cargo leva o carimbo divino e passa a esclarecer este fato dizendo:

1) Eu não sou apóstolo da parte de homens e nem por intermédio de homem algum..
Perceba que Paulo está dizendo que o seu apostolado não foi resultado de uma eleição daqueles que tinham sido pessoalmente escolhidos por Cristo e nem resultado de uma sugestão de alguém e nem mesmo por nomeação de outros homens . Também não foi por mediação de alguém. Não foi por influencia de alguma pessoa que ele se tornou apóstolo e nem alcançou o apostolado por inspiração pessoal , nem por usurpação, mas mediante a ação soberana da vontade divina.

Paulo faz questão em dizer que é apostolo por que:

2) Foi o Próprio Deus Pai e Cristo que lhe confiou a pregação do evangelho e o comissionou a receber graça e apostolado . Paulo tem convicção que recebeu seu apostolado do próprio Cristo e insiste que isso ocorreu por vontade de Deus (Pai). Paulo, não somente é apostolo de Cristo, mas tal apostolado é plano e resultado da vontade soberana de Deus. Paulo faz questão em se apresenta como um representante oficial de Cristo , o seu porta-voz e isso pela vontade do Pai.

É por isso que:
a) Paulo liga o Pai com Cristo em sua nomeação como apóstolo. Paulo tem convicção que ele deve sua nomeação e a sua autoridade a Cristo e ao Pai!

b) E Paulo em suas cartas sempre se apresenta como apóstolo de Cristo pela vontade de Deus Pai;

Vejamos como isto é verdade:

Em I Coríntios 1:1 Paulo diz: “Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Cristo Jesus”..

Em II Coríntios 1:1 Paulo diz: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus”..

Em Efésios 1:1 Paulo diz: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus”..

Em Colossenses 1:1 Paulo diz: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus”..
Em I Timóteo Paulo diz: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pelo mandato de Deus nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança”

Em II Timóteo Paulo diz: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus”

Agora veremos o para que Paulo foi chamado para ser apóstolo

Em Romanos 1: 1 Paulo diz que: “é servo de Cristo e chamado para ser apostolo e separado para o evangelho de Deus”



É importante notar que as duas expressões não podem ser isoladas uma da outra . Não se pode pensar em apóstolo sem pensar em evangelho e vice-versa. Perceba que na qualidade de apóstolo ele foi separado para o evangelho de Deus. Como apóstolo, Paulo, era responsável em receber, formular; defender, sustentar e proclamar o evangelho combinando assim o papel de advogado e mensageiro do evangelho. Tanto é verdade que ele diz que foi chamado para pregar o Evangelho e disse não se envergonhar dele (Rm 1.16). Mas disse também que Cristo o chamou para defender esse mesmo Evangelho (Fp 1.16). é por isso que Paulo fala tanto dos falsos e admoesta a igreja a não ser enganados pelos falsos (Cl.2:8). Paulo defende o evangelho e desmascara os falsos. Em quase todas as cartas Paulo fala e adverte contra os falsos (2Co.11;Gl.2:4; Fp.318-19; Cl.2:4,8; 1Tm.6:3-10; 2Tm.2:14-26; Tt.1:10-16)

Conclusão
Diante do que foi visto podemos concluir dizendo que:
1) Paulo era verdadeiramente um apóstolo de Cristo e foi o último dos apóstolos de Cristo (1Coríntios 15:8 );



2) Sendo ele o último, podemos dizer que hoje não existe mais apóstolo no sentido dos apóstolos de Cristo, ou do pequeno grupo de Cristo. Porque eles não têm sucessores . E Porque eles foram únicos em suas funções .



3) O que devemos fazer é ficar atento para o que Jesus alertou que nos últimos dias surgiriam falsos profetas, mestres e até falsos Cristo (Paulo falou de falsos apóstolos ), realizando sinais e maravilhas para enganar, se possível, os próprios eleitos (Mt.24: 24); Devemos também atentar para o que Paulo disse em Cl.2:8 – “cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofias e vã sutileza – com argumentos bem elaborados – sorrateiramente”. Então tenha cuidado, pois o lobo vem sempre vestido de ovelhas – a mentira vem sempre camuflada com a verdade. Por isso fique atento – tenha cuidado, preste atenção!



A minha palavra final é: não fique atrás disso ou daquilo, Jesus é suficiente para você. Fique firme, não se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo (2Co.11:3). Não aceite outro Jesus, que não seja o da Escritura, não aceitem espírito diferente daquele da Escritura – João nos alerta até para não dá crédito a qualquer espírito; antes, analise os espíritos para vê se procedem de Deus (1Jo.4:1) e não abrace outro evangelho que não seja o evangelho de Cristo (Gl.1:6-8) - o evangelho pregado pelos verdadeiros apóstolos.
Que O Espírito Santo da verdade, nos guie a toda verdade, e que permaneçamos na doutrina dos apóstolos, em nome de Jesus. Amém!

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 2 de jan. de 2012
Assunto: |

0 comentários - Já comentou?

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra