Minha querida amiga Josefina- a sua pergunta foi: Quem é Jesus para Paulo? Antes de mostrar o Jesus de Paulo quero vos lembrar que na escritura muitas pessoas falaram a respeito de Jesus. Elas sempre deram suas opiniões a respeito de quem era Jesus para elas. Por exemplo:

Em Mt.16-16 vemos Pedro falando de sua opinião a respeito de quem era Jesus para ele:




Ele diz:
- Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo.
- E em Jo. 6:69 Pedro diz que Jesus é o Santo de Deus aquele que tem a palavra de vida eterna (v.68)

Para João Batista Jesus era:
- Aquele que existia antes dele (Jo.1:15,30)
- O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo.1:29,35)
- Era o filho de Deus (Jo.1:34)

Para Natanael Jesus era:
- O Filho de Deus e o rei de Israel (Jo.1:49)

Para André Jesus era
- O messias (Jo.1:41)

Para os compatriotas da mulher samaritana
- Jesus era o salvador do mundo (Jo.4:42

Para o Deus Pai, Jesus era:
- O seu Filho amado em quem Ele tinha prazer e a quem todos deviam ouvir (Mt.3:4;17:5)

Até o próprio Jesus falou de quem Ele era
Jesus disse Eu Sou : - O Pão da Vida (Jo.6:35) - A luz do mundo (Jo.8:12) - A porta das ovelhas (Jo.10:7); - O Bom Pastor (Jo.10:11); - A ressurreição e a Vida (Jo.11:25); - O caminho, a Verdade e a Vida (Jo.14:6); - A videira verdadeira (Jo.15:1)

Com Paulo não foi diferente, após seu encontro com Cristo na estrada de Damasco vemos uma mudança de mente em relação a Cristo.


Já Mostrei que Paulo perseguia os discípulos de Jesus, porque para Paulo, anunciar o Jesus crucificado e ressurreto, como o filho de Deus, o messias prometido, era blasfêmia e uma terrível heresia . Antes do encontro, Jesus era apenas um nazareno maldito, um escândalo, um herege e que ensinou algumas heresias e que precisava acabar com este terrível escândalo. Agora, depois de sua conversão, vemos Paulo dando o seu parecer sobre a pessoa de Jesus.



Quem è Jesus Para Paulo?



1) Para Paulo, Jesus é o Filho de Deus (At.9:20; Gl 2,20), o Filho do Pai (1Ts 1,10). Jesus é o próprio filho do Pai (Rm 8,32); Jesus é o Filho do seu amor (Cl 1,13). Perceba que a primeira coisa que Paulo fez depois de sua conversão foi afirmar que Jesus era o Filho de Deus (At.9:20);

2) Para Paulo, Jesus é a imagem do Deus invisível (Cl.1:15). Agora, duas verdades estão, assim, presentes na idéia de “a imagem do Deus invisível”. A primeira idéia é a de Revelação - como a imagem do Deus invisível, o filho é Deus revelado; é no filho que o Deus invisível se torna visível. Cristo é a auto-revelação única e verdadeira de Deus. Portanto, quando Paulo afirma que Jesus é a imagem do Deus invisível, significa que tudo o que se pode conhecer de Deus, encontramos em Cristo. É Ele que revela Deus Pai (cf. com Mt.11:27; Jo.1:18 é a mesma idéia); A segunda idéia de imagem é a de Representatividade ou seja, Cristo não somente revela a Deus, mas reflete exatamente a imagem de Deus; é a imagem do Deus invisível, é a encarnação de toda a plenitude divina. Ele é da mesma substância. Ele é da mesma essência. Aqui a idéia não que ele é uma cópia de Deus, Ele é o próprio Deus. Não é a penas o reflexo de Deus, é a plenitude da divindade encarnada (2:9). A idéia de habitar plenamente mostra que Jesus Cristo não tem apenas algumas características da divindade, como eu e você, mas todas elas. Jesus não se parece simplesmente com Deus. Ele é plenamente Deus, na totalidade das qualidades divinas não falta nada da essência divina em Cristo, porque Ele reflete plenamente quem Deus Pai é!


3) Para Paulo, Jesus é o Criador de Tudo que Existe (Cl. 1:16) Paulo escrevendo para a igreja de Colosso, apresenta Jesus como o Criador . Paulo Diz: “pois, nele (Cristo), foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades”. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é o agente de Deus na criação (1:15-16).Todas as coisas criadas devem a sua existência a Ele, até mesmo os poderes angélicos que esses mestres convidavam as pessoas a adorar. Ele esta acima de tudo. Tudo que existe foi feito por meio dele, porque o que foi feito nada foi feito sem Ele (cf. com João 1:3; Ap. 4:11). Tudo que existe no céu, na terra, no mar ou em qualquer outro lugar, Ele é superior , porque foi Ele que criou todas as coisas e nele tudo subsiste. Paulo tem a convicção de que Jesus, além de trazer todas as coisas a existência, todas elas subsistem nele e por causa dele. Ele é o Deus sustentador de tudo que existe, porque tudo que há, nada existe fora dele ou sem Ele.


4) Para Paulo, Jesus é Senhor de Tudo – É interessante notar que Paulo foi rendido aos pés do Senhor e a primeira coisa de que Paulo chama Jesus na Estrada de Damasco é de Senhor (At.9:5). Paulo reconhece agora Jesus como seu Senhor (At.22:8,10). Paulo não apenas reconhece que Jesus é o Senhor de sua vida, mas Senhor de todas as coisas (Rm.14:9). É interessante notar também que toda vez que Paulo se refere a Cristo, sempre o chama de Senhor Jesus e sempre se coloca como servo do Senhor Jesus Cristo. Para Paulo, Jesus é o Senhor absoluto é por isso que um dia todo joelho se dobrará e toda língua confessará o senhorio de Jesus – que Jesus é o Senhor (Fl 2,11). E para Paulo só tem um jeito para ser salvo: invocar o nome do Senhor Jesus (Rm 10,9);


5) Para Paulo Jesus é o único reconciliador - Em 2Cor 5,18-19, Paulo escreve: «Tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo”... Em Romanos 5:10, ele diz:”Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho”; Romanos 5:11 ele continua: e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação. Também em Cl.1:20-22 ele diz: “E que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. V. 21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas. V 22: agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis. Paulo vai dizer que foi Cristo que os reconciliou com o Pai. E ainda mais, esta reconciliação foi feita mediante a morte de Cristo na Cruz.


6) Para Paulo Jesus é o único e suficiente mediador da justificação e salvação do homem (1Tm.2:5). Para Paulo tudo o que diz respeito à redenção, a justificação, a salvação e benção desta salvação se encontram em Cristo ou é por meio de Cristo. Vejamos alguns exemplos da pena do Próprio Paulo: Em Rm.3:24 ele diz que somos justificados em Cristo (Rm.3:24); Fomos reconciliados com Deus Pai em Cristo (2Co.5:19); Fomos predestinados para adoção por meio de Cristo (Ef.1:5); Fomos criados – nascidos de novo em Cristo (Ef.2:10); Fomos lavados no sangue de Cristo (1Pe.1:2); Somos de Deus por causa de Cristo (1Co.1:30); Estamos vivos para Deus em Cristo (Rm.5:11); Temos sido aperfeiçoados em Cristo (Col. 2:10); Fomos abençoados com a redenção em Cristo (Ef.1:3); Fomos amados com amor eterno por causa de Cristo (Rm.8:39). E todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos em Cristo (col.2:3). Portanto, em Cristo temos completa salvação, completo perdão e completa vitória e amplos recursos para cada questão da vida;


7) Para Paulo Jesus é o Cabeça da igreja (Ef.5:23; veja também Ef.4:15; 5:23; 1Co.11:3; Cl.1:18; 2:10) – Aliás para Paulo Jesus é o cabeça de todas as coisas (Ef.1:21-22), e especialmente o cabeça orgânico e reinante do seu próprio corpo. Agora o fato de ser Ele (Cristo) o cabeça da Igreja implica em que toda vida dela e nutrição emanam dele. Ela vive dEle, por Ele, através dEle e para Ele (Rm.11:36). De modo que Jesus é quem guia sua igreja, orienta e governa , pois além de ser o salvador dela é o rei, o Senhor e dono porque a comprou com o seu precioso sangue. Foi Ele que se entregou, morreu por ela (At.20:28 e Ef. 5:25). E é Ele quem cuida dela.


8) Para Paulo Jesus é o centro de tudo. Tudo apontava para Cristo, neste sentido Cristo é o fim da Lei (Rm.10:4), A lei cerimonial apontava para Cristo. Neste sentido ela serviu de Paidagogo (aio) até a chegada de Cristo (Gl.24). Os profetas apontavam para Cristo. Tudo no VT apontava para Cristo. Tudo era sombra (Cl.2:17). Cristo é o cumprimento de tudo.


9) Para Paulo Jesus é o redentor (Rm.3:24). Para Paulo não há redenção fora de Cristo. Para Paulo só temos redenção mediante o sangue de Cristo (Cl.1:14 ver também Ef.1:7 e Tt.2:14);


10) Para Paulo Jesus é o único que pode te dá vida eterna. Ou a vida eterna está em Cristo (Rm.6:23). Para Paulo, Deus nos dá vida por meio de Cristo. Fomos vivificados em Cristo ou estamos vivos para Deus em Cristo (Ef.2:5,6);


11) Para Paulo Cristo é a esperança da glória (Cl 1,27). Para ele cristo é a nossa esperança (1Tm.1:1). Para Paulo Cristo é o único que pode dá esperança (Ef.2:11) ou autor da bendita esperança (Tt.2:11)

Conclusão:
Quero terminar dizendo que depois da conversão de Paulo, Cristo torna-se o centro absoluto e norteador do restante da sua vida e de seu pensamento. Para Paulo Jesus Cristo veio ocupar o primeiro lugar em sua vida. Jesus Cristo é a sua vida, a sua esperança, o seu apoio, o seu modelo de vida, o seu Senhor e meta. (cf. Gl 2, 19-20). Para Paulo, Jesus Cristo é o seu ponto de referência; Para ele o viver é Cristo (Fp.1:21), por isso, sacrificou tudo por causa de Cristo (Fp.3:7). O seu desejo era servi-lo (era servo de Cristo ) e anunciá-lo para outros


A pergunta que faço para você é: Quem é Jesus para você? Em que Jesus você crer? Você tem dado sua opinião a respeito de Jesus para outras pessoas?



Que Deus em Cristo nos ajude a crer no Jesus da Escritura. No Cristo suficiente! Naquele que é o autor e a esperança da gloria. Amém!

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 28 de dez. de 2011
Assunto: |

0 comentários - Já comentou?

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra