Meu querido Juvenil, você perguntou por que gastar o meu tempo combatendo as seitas e heresias? Não seria melhor pregar o evangelho? Não Fomos chamados para pregar o Evangelho?
Gostaria de te responder Assim:
1) O apóstolo Paulo disse que foi chamado para pregar o Evangelho e disse não se envergonhar dele (Rm 1.16). Mas disse também que Cristo o chamou para defender esse mesmo Evangelho (Fp 1.16);
2) Não devemos esquecer que o Próprio Cristo falou contra os hereges e contra os ensinos dos hereges e disse que deveríamos ficar atentos e nos “acautelarmos dos falsos profetas que vos apresentam disfarçados de ovelhas” (Mt.7:15);
3) Os apóstolos combateram os ensinos heréticos e principalmente Paulo[1] em suas cartas (Cl.2:8; Fp.3:2; 1T.4:1-2;2Tm.4:4 também 1Pe.2:1-3; 2Pe.3:17-18; 1Jo.4:1) nos adverte para não cairmos nas ciladas dos falsos e disse para fazê-los calar porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando coisas que não convém (Tt.1:11);
4) Os pais da igreja passaram o tempo todo combatendo os ensinos falsos da sua época- aliás, eles foram de soma importância para a firmeza da fé da igreja de Cristo no seu tempo (é só olhar a história)’
5) Os pré reformadores combateram as heresias da sua época;
6) Os reformadores também combateram os ensinos errados do seu tempo
7) E nós mais do que eles, devemos combater essa multiplicidade de seitas e heresias do nosso tempo. Não podemos nos calar diante de tantas heresias destruidoras que tem assolado o meio evangélico.
Você também me perguntou por que gastar meu tempo estudando as seitas e as heresias?
Quere te responder dizendo:
1) POR QUE VAMOS ESTUDAR SEITAS E HERESIAS JUNTAS? Porque seitas e heresias sempre andam juntas. Ou seja, não existe seita sem heresias e são as heresias de um determinado grupo é que o caracteriza como seita. Em outras palavras, toda seita é herética ou contém heresias.

2) POR QUE ESTUDAR SEITAS E HERESIAS? Muitos perguntam por que se deve estudar as falsas doutrinas. Para esses, seria melhor a dedicação à leitura da Bíblia. Certamente devemos usar a maior parte de nosso tempo lendo e estudando a Palavra de Deus, porém essa mesma Palavra nos apresenta diretrizes comportamentais relacionadas aos que questionam nossa fé. Assim sendo, apresentarei as razões para o estudo dos grupos falsos e de suas heresias:
A Primeira Razão diz respeito a defesa própria:
a) Várias entidades religiosas treinam seus adeptos para ir, de porta em porta, à procura de novos adeptos. Algumas são especializadas em trabalhar com os evangélicos, principalmente os novos convertidos. Os cristãos devem se informar acerca do que os vários grupos ensinam, pensam etc. Só assim poderão refutá-los biblicamente (Tt 1.9);
b) Devemos estar preparados para dá razão de nossa fé (1Pe.3:15). Devemos saber das coisas para não sermos enganados e nem confundidos;
A Segunda Razão diz respeito a Proteção do rebanho: Eu como pastor do rebanho tenho a obrigação de defender o rebanho (Ef.4:11-14). Um rebanho bem instruído não será levado pelos ventos de doutrinas. Pelos movimentos. Devemos proteger os novos na fé (é desses que eles gostam). Se eles estiverem bem instruídos das principais doutrinas, se refutarmos as argumentações dos sectários e expondo-lhes a verdade será útil para proteger os recém convertidos dos ataques das seitas;

A Terceira RAZÃO É PORQUE AS SEITAS E AS HERESIAS SÃO PERIGOSAS
3.1) As seitas e as heresias são perigosas porque o objetivo é enganar (IJo.2:26; 2Ts.2:3; Cl.2:4,8; Mt.24:24). É Perverter o evangelho (Gl.1:7). É contradizer a verdade (Tt.1:9-11);

3.2) A heresia é perigosa porque a sua influência diminui os olhos da igreja ao valor da obra redentora de Jesus. Elas diminuem aos olhos da igreja o próprio valor da obra redentora de Jesus. É por esta razão é que Paulo teve de afirmá-la em termos tão vigorosos em Cl 2:13,15.

Agora me deixa mostra porque elas são perigosas e conseguem o seu objetivo:
a) Virtualmente todas as seitas possuem forte semelhança com a fé cristã legítima, e é justamente essa semelhança que se constitui na principal estratégia de engano.
Por exemplo:
a.1) Se apresentam como sendo de Deus - como mensageiros de Deus – são piedoso – querem ajudar (2Co.11:13-15). Vieram para resolver o problema. Fazem milagres, sinais e prodígios (Mt.24:24; 2Ts.2:9-12);
a.2) Usam a Bíblia para basear os seus argumentos ou doutrinas e prática – (Ap.2:14-15);
a.3) Falam de Jesus[1], Deus; Mas de um outro Jesus (Em Colosso - era Jesus e mais outras coisas – por isso Paulo diz: Col.1:13-20; 2:3-4,8-15). É por isso que é perigoso. E por isso que engana!
É Aqui que devemos entender a diferença entre o apóstata e o herege!
Por isso, a heresia não pode ser confundida com a apostasia. O apóstata é alguém que rejeitou completamente a fé cristã; o herege continua vinculando-se à fé, excetuando-se os pontos em que seu sistema nega a fé cristã. Heresias são negações de verdades da fé. Heresias" são os ensinos que, de alguma maneira, contrariam alguma verdade da fé cristã.

Vejamos alguns textos que exemplificam esses hereges dentro da igreja, ainda no período da Igreja primitiva: (1 Co 15:12; Gálatas 1:6; Atos 15:1; 2 Ts 2:2; 1 Tm; 1 Jo 2:18,19,22; 4:2,3)

b) Elas são perigosas porque provêem respostas autoritativas para as questões fundamentais dos homens. Elas sempre "sabem" as respostas e oferecem certeza e respostas prontas para aqueles que estão insatisfeitos com a condição atual de suas vidas;

c) Elas são perigosas porque procuram Satisfazer as Necessidades humanas básicas. Elas apelam para as necessidades humanas básicas (vão naquilo que você mais precisa). Os indivíduos que passa por crise são susceptíveis as seitas - elas aproveitam e dão soluções prontas - em quem acreditar, como deve conduzir-se, pensar e frisam a dependência de um grupo ou um líder. (para obter isso você precisa disso = oferecem);
d) Elas são perigosas porque Dão sempre uma boa Impressão. Veste-se bem- o líder tem uma boa oratória, se mostra ter muito conhecimento e tem uma facilidade de convencer extraordinária. Elas seduzem pela força de suas convicções, pela sinceridade de seu entusiasmo e pela simplicidade de sua doutrina;
e) Elas são perigosas porque vêm sempre disfarçadas com a verdade. Tem jeito de verdade, cara de verdade, cheiro de verdade, mas no fundo não é verdadeira.
É por isso que Paulo disse em Cl.2:8 – cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofias e vão sutileza – com argumentos bem elaborados – sorrateiramente.
Então tenha cuidado, pois o lobo vem sempre vestido de ovelhas – a mentira vem sempre camuflada com a verdade. Por isso fique atento – tenha cuidado, preste atenção! Acautelai-vos (proteger, precaver, ficar atento) dos falsos profetas. Você deve julgar (avaliar, apreciar, conhecer, analisar) todas as coisas para poder reter o que é bom (1Co.10:15; 1Ts.5:21) e 1Jo.4:1 diz que tenho que provar - tirar a prova. Vê se é isso mesmo. Comprovar = provar com.

NOTA DE RODAPÉ:
[1] Temos que atentar para a palavra anticristo . A partícula grega “anti” significa oposto, ou algo falso (oposto a Cristo ou falso Cristo). No entanto, devemos entender que nem tudo que se opõe a Cristo pode ser chamado anticristo, pois tantos os judeus como o governo romano se opuseram a Cristo, no entanto, João não os chamou de anticristo. Portanto, o anticristo não se refere a todos os que odeiam a Cristo ou se opõem a Ele, mas se refere especialmente a aqueles que apresentam um Cristo falso ou falso ensino sobre Cristo, com a pretensão de adorar a Deus[1]. Em outras palavras, o anticristo não irá contra Cristo abertamente, mas tentará enganar (de maneira sutil, sofisticada) os cristãos, apresentando um falso cristo, um cristo que não combina com o que a Escritura apresenta (vê p.09 livreto- o que você precisa saber sobre a segunda vinda de Cristo- Fran)

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 17 de mar. de 2010
Assunto: |

0 comentários - Já comentou?

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra