Meu querido amigo Gil, você queria saber sobre as boas obras, se você precisa delas ou não. Se você vai ser salvo por elas ou não. Diante de sua preocupação elaborei uma resposta bem abrangente sobre o que você precisa saber sobre as obras ou as boas obras para que fique bem claro na sua mente. Por isso, gostaria que você prestasse muita atenção nas palavras que serão ditas.
Se você for atrás de respostas sobre as boas obras, sobre obras, você teria um monte. Por exemplo:
- Alguns diriam que não há salvação fora da caridade. Logo, o homem é salvo pelas obras e pelos seus próprios méritos. Por isso, fazem tantas obras sociais;
- Outros diriam que o homem é salvo pela fé e pelas obras. Logo, as boas obras são um complemento à obra de Cristo. As obras estão em pé de igualdade com o sacrifício de Cristo na cruz.
- Outros já vão a outro extremo e anulam[1] as obras como evidência da fé;
Mas, será que tudo isto é verdade? Para termos uma ideia real de sua pergunta, devemos buscar resposta na Escritura, pois ela é o manual de Deus para as nossas dúvidas, indagações e etc. Por isso, devemos perguntar: O que a Bíblia diz sobre as boas obras? O que precisamos saber, de verdade, sobre as obras ou boas obras? Eis ai algumas respostas:
Em Primeiro lugar, você precisa saber que a Bíblia fala muito em obras, boas obras ou sobre diferentes obras. Por exemplo:
a) Ela fala das obras da lei – que não podem salvar em Gl 2:16;
b) Ela fala das obras da carne – que são listadas em Gálatas 5:19-21e que os que têm o Espírito não podem praticar e tem que fugir delas;
c) Ela fala das obras das trevas (Rm 13:12);
d) Ela fala das obras mortas - obras que levam à morte (Hb 6:1);
e) Ela fala das obras de justiça – obras religiosas que não podem salvar (Tt.3:5);
f) Também fala das boas obras que Deus espera dos salvos, dos redimidos (Efésios 2:10; Tito 2:14; Mateus 5:16; 1 Timóteo 6:18; Tito 3:14; Hebreus10:24);
Em segundo lugar você precisa saber que a Bíblia, apesar de falar muito sobre as obras, também fala que as obras não salvam. Por exemplo:
- 2 Timóteo 1:9 diz: “que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos”,
- Tito 3:5 diz: “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”,
-Efésios 2:8-9 diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.
Perceba que as boas obras em relação à salvação são rejeitadas, ou seja, as obras foram excluídas como meio de conquistar o favor de Deus. Em outras palavras, não sou salvos por elas. As obras são conseqüência ou resultado da minha salvação e não causa. As obras autenticam a minha salvação, não me salva;

Em terceiro lugar você precisa saber que a Bíblia, apesar de falar muito sobre as obras, e falar que as obras não salvam, ela também diz que Deus espera que aqueles que foram salvos por Cristo pratiquem as boas obras. Por Exemplo:
a) Efésios 2:20 diz: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”
b) Tito 2.14 diz: “O qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade, e purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”.
c) Em 1 Timóteo 6:17 e 18 Paulo Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem e sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;
d) Em Tito 2:7 Paulo exorta Tito a tornar-se pessoalmente, padrão de boas obras.
e) Tito 3:8 diz: “Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens”.
f) Tito 3:14 Agora, quanto aos nossos, que aprendam também a distinguir-se nas boas obras a favor dos necessitados, para não se tornarem infrutíferos.
g) Hebreus 10:24 Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

Mas talvez você me perguntasse: Já que o as obras não salvam ninguém. Já que as obras são rejeitadas em relação à salvação, Por que precisamos fazer boas obras?

E eu te responderia:

I) PRECISAMOS FAZER BOAS OBRAS PORQUE É UM DOS PROPÓSITOS ETERNO DE DEUS PARA NÓS
Em Efésios 2.10 Paulo diz: “Porque somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Neste texto Paulo diz que Deus:
a) As preparou - o texto diz que Deus preparou para que andássemos nelas. – Veja que O grande e eterno projeto de Deus para nós é que sejamos filhos ativos, operantes, dinâmicos, frutíferos, e ricos em boas obras. O mesmo Deus que trabalha por nós e em nós, agora trabalha através de nós. Somos a extensão do corpo de Cristo na terra. Somos os braços da misericórdia estendidos aos homens. Deus age no mundo revelando seu amor através de nós;

b) Por isso, Ele Espera que andemos nas boas obras que Ele preparou para nós. Portanto, as boas obras são esperadas de nós.
Paulo neste texto também diz que as boas obras também são o grande objetivo da nossa redenção em Cristo. Perceba que Paulo diz que fomos criados em cristo para as boas obras - para andarmos nas boas obras. Em outras palavras, as boas obras fazem parte da nova vida.
c) Em Tito 2.14 Paulo também diz que: “O qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade, e purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”. Perceba também que Paulo deixa claro que Jesus não sofreu, não morreu no calvário para gerar um povo omisso, inoperante e preguiçoso; pelo contrário, Ele nos deu vida para realizarmos as boas obras, para sermos zelosos de boas obras. Para frutificar em toda boa obra (Colossense 1:10); Ou fomos perfeitamente habilitados para toda boa obra”.(2Timóteo 3:17) E que devemos estar prontos para toda boa obra (Tito 3:1)

II) PRECISAMOS FAZER BOAS OBRAS PORQUE SOMOS DISCÍPULOS DE JESUS.
Jesus fez boas obras - João 10:32 Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai - Jesus sempre viveu socorrendo as pessoas (At 10.38) – curando os enfermos, purificando os leprosos, levantando os paralíticos, alimentando os famintos e libertando os cativos. Quando olhamos para o ministério de Jesus vamos notar que Jesus não viveu encastelado dentro do templo, mas nas estradas, nas montanhas, nas praias, nos desertos, nas casas, nas ruas. Jesus Estava onde estava a doente, o aflito e o necessitado. E a exemplo de Jesus, como discípulos, devemos fazer o mesmo. Atentemos ainda para alguns exemplos:
a) Em Atos vemos a descrição da discípula Dorca – “Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras que fazia” (Atos 9:36)
b) A história nos conta que os irmãos moravianos, no século XVIII, encorajados pelo conde Ludwig Von Zinzendorf (que foi influenciado por João Calvino): ganharam vidas, socorrem os necessitados. Nos diz a história que cada 25 morávios sustentavam um missionário no mundo. Alguns até se vendiam como escravos para levar a Palavra de Deus para povos distantes. Outro grande nome na história foi William Booth, um pastor da igreja Metodista e sua esposa que trabalharam com os marginais, com meretrizes, bêbados, ladrões e enfermos e arrastaram de lá vidas preciosas (na cidade de Londres). Também fundaram O Exército da Salvação que em muitas nações da terra, levam consolo para os aflitos, pão para os famintos, roupa para os necessitados, amparo para os órfãos e viúvas e abrigo para as mães solteiras.
E muitos outros discípulos fizeram e fazem o mesmo, seguindo, o exemplo de Cristo

III) PRECISAMOS FAZER BOAS OBRAS PORQUE É MANDAMENTO DE DEUS A NÓS – É ORDENANÇA DE DEUS.
Devemos entender que praticar as boas obras não é uma opção, mas um mandamento.Veja estes textos:
a) Mateus 5.16 é um imperativo: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus”.
b) Em Lucas 10, Jesus contou a parábola do bom samaritano – que Parou, chegou perto, pensou as feridas, carregou, cuidou, meteu a mão no bolso. E disse Jesus que deveríamos proceder de igual modo (Lc.10:37);
c) 1Timóteo 6.17,18 é uma exortação: “Paulo Exorta aos ricos que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos em repartir”;

d) Tito 2.7 Paulo Diz Para o Pastor Tito que: “Torna-te (imperativo), pessoalmente, padrão de boas obras”;
e) Hebreus 13.1-3,16 diz: “Não negligencieis a hospitalidade... lembrai-vos dos encarcerados... dos que sofrem maus tratos... não negligencieis a prática do bem e a mútua cooperação”.
f) E Tiago 4.17 diz que: “Aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando”.

IV) PRECISAMOS FAZER BOAS OBRAS PORQUE A PRÁTICA DAS BOAS OBRAS É A EVIDÊNCIA DE UMA FÉ[2] GENUÍNA. PRECISO FAZER PORQUE AS OBRAS AUTENTICAM A MINHA FÉ. AS MINHAS OBRAS PROVAM A MINHA FÉ
Tiago 2.17,26 diz: “Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”;
Perceba que Tiago ressalta o fato de que a fé tem que se manifestar em boas obras. Se não, é fé morta e, de fato, é inexistente. Porque fé e vida andam juntas – sua fé é manifestada na prática, através de atos de justiça. Na perspectiva de Tiago, a fé cristã não é algo teórico ou estático, mas prático. Não existe dissociação entre o que se crê e o que se vive. Espiritualidade individualista e contemplativa é rejeitada por Tiago: para ele, esse tipo de fé é assentimento intelectual – uma fé meramente intelectual, portanto, inadequada.

Outra coisa importante: Se digo que tenho fé em Deus, mas não obedeço, eu não tenho fé verdadeira (Jo.14:15,21;15:14). Perceba que fé não significa apenas saber quem é Deus, mas também em saber o que Deus deseja que faço. Fé envolve um compromisso entre nós e Deus. Deste modo, é inconcebível um crente de muita fé, que seja desobediente à palavra e às determinações do Senhor. Só o crente é obediente, e só o obediente é que crê. A fé, somente é fé verdadeira no ato da obediência. A verdadeira fé se evidencia no fato de tomarmos a Bíblia como a nossa norma de vida ou regra de fé e prática (At.15:22-29;16:4-5).


V) PRECISAMOS FAZER BOAS OBRAS PORQUE ENTENDEMOS QUE AS NOSSAS OBRAS NÃO NOS LEVAM PARA O CÉU, MAS NÓS AS LEVAMOS PARA O CÉU
Veja o que diz Apocalipses 14:13: “Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham”

- Quando lemos o “vinde benditos de meu pai para o reino que vos está preparados, lemos também que o vinde é para os salvos que deram pão, água, vestes, abrigo, e visitaram (Mt.25:34-36);
- Apocalipses 20:12-13 nos revela que as pessoas vão comparecer diante do tribunal de Cristo para serem julgados segundo as suas obras. Diz o texto: “vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. então, se abriram livros. ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. e os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. 13 deu o mar os mortos que nele estavam. a morte e o além entregaram os mortos que neles havia. e foram julgados, um por um, segundo as suas obras”.
- Mateus 16.27 diz: “porque o filho do homem há de vir na glória do seu pai, com os seus santos anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras”.
Portanto, devemos fazer as boas obras porque não queremos aparecer de mãos vazias perante o Senhor (Dt.16:6).


EM QUARTO LUGAR, VOCÊ PRECISA SABER QUE AS BOAS OBRAS DEVEM SER VISTAS NOS SALVOS NÃO PARA A SUA AUTO-EXALTAÇÃO, MAS PARA A GLÓRIA DE DEUS. Não fazemos as boas obras para chamar a nossa atenção.
Veja o que a Escritura diz:
a)Mateus 5:6 diz: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus”;

b)1Pedro 2:12 diz: “mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”.

EM QUINTO LUGAR, VOCÊ PRECISA SABER QUE NÃO EXISTE CONFLITO ENTRE PAULO E TIAGO EM RELAÇÃO ÀS OBRAS E A FÉ OU A FÉ E OBRAS.
Porque digo isto? Porque:
Paulo ensinou que a salvação é pela fé independentemente das obras (Ef,2:8-9). Já Tiago ensinou que a fé sem obras é morta (Tg.2:17).

Agora, para o nosso melhor entendimento observemos que:
a) Paulo quando fala da salvação sem obras, ele está se dirigindo aos crentes que queriam voltar à lei para serem salvos, os judaizantes. A salvação, diz ele, é pela fé e não pelas obras.

b) Já Tiago quando fala que a fé sem obra é morta, ele está se dirigindo aos crentes que diziam crer, mas não provavam pela vida sua fé. Ele estava se dirigindo a pessoas que pensavam que depois que criam em Jesus não precisava fazer mais nada, não precisavam se preocupar em produzir frutos da retidão, mas para Tiago, as obras são evidência da fé.

Por isso, os apóstolos não se contradizem.
- Porque Paulo olha para o meio[3] da salvação. Como já falei anteriormente, Paulo diz que as boas obras em relação à salvação são rejeitadas, ou seja, as obras foram excluídas como meio de conquistar o favor de Deus. Em outras palavras, não somos salvos por elas.
- Tiago olha para a evidência da salvação. Tiago olha para o efeito da salvação que são as obras;
Paulo condenou as obras como meio de salvação. Tiago condenou a fé que não gera obras. Mas ambos se referem à mesma salvação: Paulo fala da fé que produz obras e Tiago fala das obras que provam a fé. Portanto, Paulo não combateu as obras nem Tiago a fé.


LIÇÕES PARA NOSSAS VIDAS
O que aprendemos sobre as boas obras?

1) Aprendemos que as obras em relação à salvação são Rejeitadas – obras são resultados e não causa da nossa salvação. As nossas obras não nos levam para o céu, mas nós levamos as nossas boas obras para o céu (Ap 14:13);
2) Aprendemos também que não somos salvos pela fé mais obras, mas somos salvos pela fé que produz obras.
3) Aprendemos que as obras são preparadas de antemão por Deus – Enquanto o descrente anda segundo o curso deste mundo, o crente anda nas boas obras que Deus preparou para ele;
4) Aprendemos também que Deus espera dos seus amados as boas obras;
5) Aprendemos também que essas obras devem ser vistas em nós não para a nossa auto-exaltação, mas para a glória de Deus (Mt 5:16).

Por isso, meu querido irmão seja padrão nas boas obras! Descubra o seu lugar no corpo de Cristo e trabalhe. Comece hoje mesmo a trabalhar para Jesus. Trabalhe enquanto é tempo e você pode. Lança a semente. E seja generoso em boas obras! QUE SUPERABUNDEMOS EM TODA BOA ABRA (2 Coríntios 9:8 ). Espero ter sido útil a você. Um grande abraço, Rev. Fran.

PERGUNTAS PARA VOCÊ REFLETIR:
1) Pode um homem que é inerentemente mal produzir obras inerentemente boas?
2) Pode o pecador realizar boas obras, uma vez que a Bíblia diz que a nossa justiça é como trapo de imundícia aos olhos de Deus?
3) Pode o homem ser salvo pelas boas obras?
Não pode, porque a Bíblia diz que:
Salvação não vem por meio de obras; (Ef.2:8,9);
Salvação é pela graça, que é um dom imerecido de Deus (Ef 2:8-9);
Salvação é dádiva de Deus (Rm. 3:24);
Salvação é dom gratuito (Rm. 6:23).
NOTA DE RODAPÉ
[1] Este é o exemplo de Lutero. E por causa disso, chamou a carta de Tiago de “Epístola de palha”.

[2] Fé Salvadora – convicção produzida pelo Espírito Santo no coração, quanto à veracidade do evangelho, e uma segurança (confiança) nas promessas de Deus em Cristo. Fé é definida como uma resposta ao chamado de Deus pela aceitação de Cristo pela pessoa toda – isto é, com convicção firme da verdade do Evangelho, e com dependência confiante em Deus, em Cristo, para a salvação, junto com compromisso autêntico com Cristo e seu serviço (reino).

[3] Devemos compreender que não é o ato de fé que salva o pecador, mas antes, aquilo que é recebido pela fé. A fé não é a base da salvação, é o meio ou instrumento de posse para se receber o que Jesus dá. Fé é o órgão de propiciação. Fé é a resposta do meu ser por quilo que foi feito por mim. Eu tomo posse, conscientemente, pela fé. A base da minha salvação é Cristo. Quem salva o pecador é Cristo (nota do Fran)

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 2 de nov. de 2009
Assunto: |

1 Comentário(s) para: O Que Você Prescisa Saber Sobre As Obras

  1. Anônimo escreveu:
  2. Esta mensagem é maravilhosa trazendo esclarecimento e ensinando aqueles que pensam somente as obras leva a salvaçã, dizendo que faço isso, faço aquilo etc. parabens pelo ensimento muito proveitosa a mensagem.
    Deus continue operando usando seus vasos valorosos e boa obra.
    Evanira

     

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra