Meu caro Paulo, você me pediu alguma coisa sobre apostasia, sobre os apóstatas. Vou te responder te fazendo lembrar de algumas coisas importantes sobre o assunto, nao com o objetivo de encerrar o assunto, mas te mostrar algumas coisas básicas que vemos nas escrituras sobre o mesmo.
E a primeira coisa que devemos entender é que desde o V.T. houve apostasia. Ou seja, muitos da igreja visível do V.T. abandonaram os preceitos do Senhor, trocando-o por outros deuses (é só olhar o VT).
Em segundo lugar, apostasia significa abandono de verdades fundamentais; abandono da crença verdadeira. Apostasia é uma rebelião da verdadeira fé. É uma rebeliao do conjunto de verdade em que se crer ou abandono do ensino verdadeiro, dos preceitos do Senhor, por outros ensinos que se opõem à verdade de Deus (Mt.24: 5-8; 1Tm.4:1;2Tm.3:1-3);

A terceira coisa que devemos compreender é que a apostasia está intimamente vinculada com falsos mestres e falsos profetas que haveriam de surgir com poder do maligno e ensino de demônios (1Tm.4:1) para impressionar as pessoas, levando-as a crer em suas mentiras através de realizações que o próprio Cristo fez: sinais e Milagres (Mt.24:24). E tudo isso tem uma finalidade: enganar, confundir as pessoas, a fim de que elas tornem a verdade de Deus em mentira e a mentira deles em verdade (1Tm.5:15);

A quarta coisa importante a saber é que apesar da apostasia ser vinculada aos últimos tempos, percebemos que esta expressão é comumente usada pelos escritores neotestamentários para relatar o abandono da fé não apenas no período imediatamente anterior a parousia (a vinda de Cristo), mas em todo o período entre a primeira e a segunda vida de Cristo (Hb.6:6;10:29; 2Pe.2:20; 1Jo.2:19). Portanto, podemos dizer que apostasia é um sinal encontrado ao longo de toda a era presente. Mas também devemos entender que antes da volta de Cristo haverá a grande apostasia (2Ts.2:1-3) ou uma intensificação (aumento em intensidade, apostasia generalizada), e culminação de uma rebelião que já começou dos ensinos da escritura como nunca se viu, tanto qualitativo1 como quantitativo2, onde poucos serão preservados cheios de amor pelo Senhor e Sua Palavra;

E Em quinto lugar, devemos compreender que a apostasia nunca acontecerá com os que são de Deus de verdade. A apostasia tem a ver somente com os cristãos nominais, mas nunca com os verdadeiros seguidores de Cristo (Jo. 6:37;8:31;10:27-29; 1Jo.2:19); nunca os filhos de Deus apostatarão da fé, porque as verdades de Deus estão internalizadas nos seus corações (Jo. 8:47a;16:13); veja que 1Jo.4:5 diz que estes falsos profetas procedem do mundo; por esta razão falam da parte do mundo e o mundo os ouve. Mas os filhos de Deus são de Deus e vencem os falsos profetas; por mais poderosa que sejam as forças do mal, elas nunca serão forte o bastante para minar a fé dos eleitos de Deus, diz o Dr. Heber (ver p.54-apostila de escatologia);
Nota de Rodapé
1 Qualitativo diz o dr. Heber, porque nunca tantas verdades terão sido abandonada como naquele tempo.
2 Quantitativa, porque nunca tantas pessoas seguirão a espíritos enganadores como no fim dos tempos. Haverá de negar uma grande verdade a respeito de Cristo ou haverão de torcer ensino de sua palavra. (p.21-Apostila de Escatologia)

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 9 de mai. de 2008
Assunto: |

0 comentários - Já comentou?

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra