Meu caro amigo augusto, você me pediu algo sobre a expressão Amém ou uso da expressão amém. Pois bem, depois de estudar sobre o assunto, vou te responder analisando a expressão. Mas, antes de falar da expressão “amém” quero que fique claro que o meu objetivo não é ser radical, como alguns pensam, mas esclarecer, e também procurar mostrar que você não pode fazer uso de expressões que aparece na Bíblia sem tradução, como aleluia, amém, sem análise da mesma.
Outra coisa importante é que você não pode importar práticas neo-pentecostais sem antes fazer uma análise mais aprofundada da mesma ou fazer mau uso ou abuso. Portanto, vamos à analise da expressão "amém".

O SIGNIFICADO DO “AMÉM”
A palavra “Amém” é uma transliteração da palavra hebraica “amen” que em suas diversas formas verbais, pode significar: sustentar, apoiar, ser leal, ou firme, estar seguro, e por fé em algo. A partícula cognata “amém” geralmente é traduzida por “verdadeiramente1 (Lc. 4:25; 9:27; 12:44; 21:3), certamente (Ap.1:7; 2Co.1:20 e assim seja (imperativo) ou assim diga o Senhor (1Rs.1:36) ou ainda assim faça o Senhor (Jr.28:6).
O USO DO “AMÉM” NO ANTIGO TESTAMENTO
A primeira coisa que devemos entender é que no VT o “amém” tem uso limitado e é encontrada apenas em 30 passagens (sozinha 25 - isto porque 5 vezes ele vem acompanhada);
A segunda coisa que devemos compreender é que esta expressão é usada:
a) 16 vezes como aceitação de uma expressão de maldição (Nm.5:22; Dt.27:15-26; Ne.5:13; Jr.11:5); aonde os sacerdotes pronunciaram uma formula de maldição em nome do Senhor e depois as pessoas envolvidas aceitaram as conseqüência com a palavra amém;
b) 10 vezes como uma expressão de louvor ao Senhor, aonde a palavra amém é usada depois de uma formula baruch (louvor) pela pessoa que pronunciava a formula (Sl.41:13;72:19;89:52) e bem como por todos os que a ouviam (Sl.106:48; 1Cr.16:36: Ne.8:6);
c) 2 vezes como concordância daquilo que foi dito (Jr.28:6; 1Rs.1:36)
d) e uma vez como um atributo de Deus (Is.65:16)

A terceira coisa que devemos entender é que no Velho Testamento:
a) o “amém” nunca é usado para aceitar uma bênção
b) o “amém” nunca é usado para encerrar uma oração
O USO DO “AMÉM” NO NOVO TESTAMENTO
A primeira coisa que devemos entender é que segundo a estatística de Nestle/ Land, a apalavra “amém” no NT é usada 129 vezes. Noventa vezes, ela foi usada pelo próprio Jesus e freqüentemente Jesus começa uma sentença com o “Amém”e a usa para dar ênfase ao que estava dizendo. Exemplo: em verdade, em verdade vos digo;
A segunda coisa é que a expressão “Amém” é sempre usada simultaneamente com uma expressão de louvor ou afirmação de louvor e freqüentemente este amém é no final da expressão de louvor pela pessoa que expressa ( Rm.1:25;9:5;11:36; 16:27; Gl.1:5; Ef.3:21 ) e bem como por aqueles presentes que o ouvia ( 1Co.14:16; Ap.5:14; 7:12;19:4); portanto, o uso aqui é para concordância, onde um fala e os outros concordam(veja também apc. 22:20).
A terceira coisa que devemos entender é que a apalavra “amém” no NT, também é usado como um título para Jesus em Apc. 3:14 ou como um atributo de Deus.
A quarta coisa que devemos compreender é que no NT o amém é usado para confirmação de uma formula de bênção. Ou seja, uma formula de benção ou saudação é freqüentemente confirmada com um amém no final pela pessoa que está dando a benção (Rm.15:33; Gl.6:18).
Diante de tudo isso podemos conclui dizendo o seguinte:
1) Podemos usar o amém de modo apropriado quando colocamos ao final de orações ou durante elas, para expressar a nossa concordância;

2) Nunca a amém é usado para pergunta e sim para afirmação ou concordância, apoiar;
3) Nenhum dirigente pode usá-lo como um provocador de reações por partes dos fieis a dar uma resposta positiva ao que foi dito;
4) Não podemos seguir as práticas litúrgicas das igrejas da moda, mas devemos seguir e adotar a maneira Bíblica de adorar a Deus que é espontaneamente e nunca forçado. Jesus disse: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus (Mateus 22:29).
Que Deus em Cristo nos abençoe e nos ajude a fazermos bom uso das escrituras. Em Nome de Jesus. Amém!

Nota: Para mais detalhe sobre o assunto veja a revista: servos ordenados- ano 1 edição 2 de Jul-Set/2004 da Editora Cultura Cristã e o Novo dicionário da Bíblia, vida Nova, 1997

Nota de Rodapé
1Lucas algumas vezes traduz essa palavrinha, algumas vezes usadas pelo Senhor Jesus, de uma maneira muito especial, no começo de uma sentença com o objetivo de enfatizar suas palavra, e algumas vezes a tradução é em verdade ou verdadeiramente (vê p.3 da revista servos ordenados – ano 1 Edição 2- jul-set /04)

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 25 de abr. de 2008
Assunto: |

1 Comentário(s) para: Analisando a Expressão "Amém"

  1. Anônimo escreveu:
  2. I love saindodacrise.blogspot.com! Here I always find a lot of helpful information for myself. Thanks you for your work.
    Webmaster of http://loveepicentre.com and http://movieszone.eu
    Best regards

     

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra