Meu querido amigo Fabricio, você me perguntou sobre este monte de profetada de hoje, e eu vou te responder dizendo o seguinte:
Primeiro, se você deseja saber tudo sobre profecias e profetas hoje, leia o artigo do Dr. Heber Campos que se encontra no livro chamado Fé Cristã e Misticismo, da editora cultura Cristã, paginas 69-130;
Segundo, vou te mostrar em Hebreus 1:1-5 aonde o autor nos diz que não precisamos mais de profetas para revelar a vontade de Deus, porque agora é Jesus que revela. Mas antes de adentrar ao texto vou pegar um resumo feito pelo Dr. Heber das palavras que aparece no texto e seus significados:
O tempo da revelação divina no AT – Outrora diz respeito ao período todo que antecede a libertação do cativeiro da babilônia até a vinda de Jesus.

Os destinatários da revelação divina no AT – Os Pais – aos antigos da fé. Áqueles que viveram pela fé e que morreram sem terem visto a concretização das promessas (Hb.11:39).

A multiplicidade de modos da revelação divina no AT – Ele falou muitas porções de suas verdades nos tempos antigos – Deus falou em alguns tipos de literatura: lei, salmos, profetas e escritos

Muitos modos: Deus falou por:
Teofania – Deus toma forma visível para revelar-se aos homens Dt.34:10
Visões – Nm.12:6-8; Dt.34:10
Sonhos Nm.6:8; Jr.23:28
Parábolas Ez.17,19,24
Figuras Jr.13 - cinto
Símbolos Ez.37- ossos secos

Conteúdo da revelação divina- Palavra – sempre que Deus revelou-se ao homem, ele o fez com palavras. Mesmo quando ele revelou-se nas teofanias, usou palavras que explicava a sua presença reveladora e os seus atos reveladores. As palavras são absolutamente necessárias para que haja comunicação da sua verdade. Por esta razão e que o texto diz que Deus tenha Deus outrora falado.

Instrumentos da revelação divina no AT – Os profetas – eles eram chamados por Deus para exercer o oficio profético, sendo portadores da mensagem de Deus

Revelação no AT- Embora sendo verdadeira, a revelação trazida pelos profetas era incompleta. O A.T é fragmentado e incompleto. A revelação dada por Deus desde Gn tem um caráter progressivo, ela progrediu da promessa ao comprimento. O AT e a promessa; o NT o cumprimento.

O Ápice da revelação divina no NT. Cristo (1Tm.2:5; Jo.14:6) - Ele é o profeta por excelência a quem todos os outros profetas se referiram, e de quem todos os profetas posteriores devem depender nas suas mensagens. O parâmetro para toda a pregação cristão é aquilo que Cristo disse.
O tempo dessa relação divina no NT – Últimos dias[1]. A frase muito comum na literatura do AT, e é usada pelos escritores do NT com um significado escatológico, que apontava para a vinda do messias, ou seja, depois de Cristo, ninguém, mas revela nada a respeito de Deus. Jesus Cristo é a expressão maior da revelação divina. Ele é a expressão exata do ser de Deus (Heb.1:3; Cl.1:19). Ou seja, nada além do que Cristo disse a respeito de Deus pode ser dito a respeito dele.

Os destinatários da revelação divina no NT – Nós – o texto diz que nestes últimos dias nos falou pelo filho. Todos os cristãos que querem conhecer a Deus e sua revelação tem de se dirigir ao filho (Jo.14:26;15:26;16:13-14). No AT os pais – membros do povo de Israel. No NT os destinatários são os crentes – toda igreja de Cristo espalhada pelo mundo inteiro e de todas as épocas.

O conteúdo da revelação divina no NT – A Palavra. Novamente, Jesus revelou seu pai e a si mesmo por meio da palavra. Se quisermos conhecer Jesus, temos de recorrer às palavras de Jesus. Se algum profeta de Deus quiser trazer o povo ao conhecimento da revelação de Deus, ele tem de recorrer as palavras de Jesus. E se ele quer saber sobre Jesus ele tem que ir as escrituras (Jo.5:29)

Resumindo
Nos tempo do AT, profeta era uma espécie de mediador entre Deus e o povo. Deus não falava com o povo, mas sim com o profeta que descia do seu encontro com Deus e ia encontrar-se com o povo para anunciar-lhes o que havia visto em sonhos e visões, da parte de Deus. Havia uma espécie de barreira entre Deus e o povo, não uma comunicação direta. Na consumação do pacto, com a vinda de Jesus, não há mais profetas intermediando a verdade de Deus. O autor aos hebreus diz que Deus falou aos homens de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, mas nestes últimos tempos tem falado por meio do filho. Agora o filho é o único mediador da verdade de Deus (1Tm.2:5;Mt.11:27; Jo.1:18).
Agora vamos ao texto, e a pergunta que vamos fazer ao texto é: por que o autor de hebreu diz que agora quem revela é Jesus? eis as respostas:

1) Porque os profetas do VT eram só sombra - Os profetas do VT eram os representantes de Jesus - quando o real chega o representante sai de cena. Com a vinda de Jesus, não há mais profetas intermediando a verdade de Deus. Agora, o filho é o único mediador da verdade de Deus (1Tm.2:5;Mt.11:27; Jo.1:18). Jesus é o profeta por excelência a quem todos os outros profetas se referiram, e de quem todos os profetas posteriores devem depender nas suas mensagens. Se algum profeta de Deus quiser trazer o povo ao conhecimento da revelação de Deus, ele tem de recorrer as palavras de Jesus;

2) Porque Jesus é o herdeiro de tudo (v.2) - Foi a Jesus que o Pai confiou o seu reino. E é em Jesus que também somo herdeiros e co-herdeiros de Deus (Rm.8:17). A ideia aqui é o seguinte: Se foi a Jesus a quem Deus enviou para ser o único mediador e a quem Deus pai confiou o seu reino, como você pode querer conhecer a vontade de Deus através de outro? Mat. 11:27. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senäo o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar;

3)Porque Jesus é a expressão exata do ser de Deus (v.3) Duas verdades estão, assim, presentes na idéia de expressao exata de Deus ou de imagem do Deus invisivel de Cl.1:15. A primeira idéia é a de Revelação - como imagem do Deus invisível, o filho é Deus revelado; é no filho que o Deus invisível se torna visível. Cristo é a auto-revelação única e verdadeira de Deus. Quando Paulo afirma em col.1:15 que Jesus é a imagem do Deus invisivel, significa que tudo o que se pode conhecer de Deus, encontramos em Cristo. É Ele que revela Deus Pai (Mt.11:27; Jo.1:18); A segunda idéia de expressão exata ou de imagem é a de Representatividade; ou seja, Cristo não somente revela a Deus, mas reflete exatamente a imagem de Deus; é a imagem do Deus invisível, é a encarnação de toda a plenitude divina. Ele é da mesma substância. Ele é da mesma essência. Aqui a idéia não que ele é uma cópia de Deus, Ele é o próprio Deus. Não é a penas o reflexo de Deus, é a plenitude da divindade encarnada ( 2:9). A idéia de habitar plenamente mostra que Jesus Cristo não tem apenas algumas características da divindade, mas todas elas. Jesus não se parece simplesmente com Deus. Ele é plenamente Deus, na totalidade das qualidades divinas. Não falta nada da essência divina em Cristo, porque ele reflete plenamente quem Deus é. Tanto é verdade que quando Filipe Diz Para Jesus, Mostra nos o pai e isto npos basta. Jesus responde: filipe que vê a mim vê o pai (Jo.14:8-9). É por isso que o autor aos hebreus diz que agora é jesus que revela o pai porque depois de Cristo, ninguém, mas revela nada a respeito de Deus. Jesus Cristo é a expressão maior da revelação divina. Ele é a expressão exata do ser de Deus (Heb.1:3; Cl.1:19). Ou seja, nada além do que Cristo disse a respeito de Deus pode ser dito a respeito dele;

Em quarto lugar, agora é Jesus que revela o pai Porque É Jesus que sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder (v.3); É como se o auto dissesse, vocês querem outro, quando você têm aquele que tem todo o poder para isto?


Em quinto lugar: Por que foi Ele que nos purificou de todos os nossos pecados (v.3) Aqui a idéia é o seguinte: somente Jesus pode fazer isto por você porque foi Ele que morreu por você. pagou o preço por vocês. Foi ele que purificou vocês de todos os pecados de vocês.

Em sexto lugar, é Jesus QUE REVELA PORQUE ELE está a direita de Deus Pai e intercede por nós (v3). o argumento do autor é além de fazer isso por você, ele ressuscitou e está a direita de Deus pai e intercede por vocês. É Ele que vive para interceder por vocês (Hb. 7:25 ). E se intercede por nós é porque é Ele que tem livre acesso ao trono do pai. É Ele que está ao lado do pai. Pertinho do pai. E ele que conhece o pai. Mat. 11:27 já dizia: ..ninguém conhece o Filho, senäo o Pai; e ninguém conhece o Pai, senäo o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

E em sétimo lugar; É Jesus que revela Porque Ele recebeu o nome que está acima de todo nome. Paulo diz em Fp. 2:9-11 Que Deus o exaltou acima de qualquer outra pessoa, classe, ou título e é por isso que todo joelho vai se dobrar e toda língua vai confessar o senhorio de Jesus. Para o autor de Hebreus Jesus é superior a todos os anjos, É superior a Moises (o grande profeta e o grande líder dos judeus). Para o autor aos hebreus, Jesus é superior aos sacerdotes e aos sacrifícios. A ideia aqui é: se você já tem aquele que está acima de tudo e de todos como pode querer outro? Por isso, para o autor aos hebreus, Jesus é o único que pode fazer alguma coisa por você.

Portanto, Não precisamos de outros profetas para revelar a palavra ou à vontade de Deus, porque Cristo já fez isto (Hb.1:1-3; Jo.1:18; Mt.11:27);

- Não precisamos de nenhum outro sacerdote para mediar salvação e bênçãos divinas, porque Cristo já fez isto. (1Tm.2:5).

- Não precisamos de nenhum rei adicional para governar a doutrina e vida da igreja, porque cremos que quem governa a igreja, quem é o dono e cabeça da igreja é Cristo (Ef.2:20;5:23,25-27);

Somos de Cristo, E a única coisa que precisamos é de Cristo, somente Cristo. Cristo é suficiente. Tudo que necessitamos no presente e na eternidade se encontra em Cristo!


Nota de Rodapé
[1] Em alguns textos aparecem as expressões: “os últimos dias” e “o último dia”. Quando aparece “os últimos dias” isso significa a era presente, ou seja, já estamos nos últimos dias agora (At. 2:15-17). Quando a expressão é encontrada do singular “o último dia”, ela nunca se refere a era presente, mas sempre à era porvir, geralmente ao dia do juízo ou dia da ressurreição final (Jo. 6:39;11:24;12:48).

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 27 de nov. de 2008
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