Minha cara amiga Cibele, a Sua dúvida é: "Como a Bíblia Chama o Dia da Volta de Jesus". Vou responder a sua dúvida, mas antes devo esclarecer:

1) Este é um assunto que sinto ser de profunda importância – a vinda do Senhor Jesus. A vinda do Senhor Jesus faz parte da essência da vida de cada cristão, pois o desconhecimento, ou falta de entendimento do assunto fragiliza a expectativa que todo o crente deve ter em relação a volta de Cristo. A vinda do Senhor não se trata meramente de uma partícula de conhecimento, mas é parte substancial da fé da igreja, pois realidade da segunda vinda deve estar sempre viva na mente de cada crente, encorajando-o para o serviço cristão no presente, e ensinando-o a viver de modo digno, e a estar preparado para encontrar Cristo a qualquer momento. Aliás, deveríamos entender que, fomos salvos para servir e esperar dos céus a volta do Filho (1Ts.1:10);

2) As Palavras Gregas Que Descrevem a Vinda de Cristo são: Parousia, epifaneia, e apocalipse.

a) Parousia (1Ts. 4:14; 2Ts.2:1; 1Ts.3:13; 2 Ts. 2:8).
Este termo quer dizer, chegada, presença, vinda. Era usado para designar a visita ou chegada de algum elevado oficial (imperador ou rei). Quando os apóstolos usaram o termo eles queriam dizer que Cristo visitaria novamente a terra e sua presença seria conhecida e de grande esplendor e glória. Essa palavra aponta para o futuro retorno de Cristo a este mundo;
b) Epifaneia (1Tm. 6:4; 2Tm.4:1,8; Tt.2:13 e 2Ts.2:8).
Este termo grego era usado para designar uma aparição ou manifestação extraordinária e redentora de Deus. Ele contém o conceito de um rei que vem com grande pompa, poder e força para destruir os inimigos do seu povo, resgatando-o do sofrimento.
Devemos entender também que a elevação de um imperador ao trono também era chamada de epifaneia. Essa palavra indica o regresso do rei para estar com seu povo para sempre
c) Apocalipse (1Co. 1:7)
Este termo pode ser traduzido como revelação. Essa palavra indica o regresso repentino e inesperado. Essa é uma maneira de se expressar à vinda de Jesus. De repente, ele virá, num abrir e fechar de olhos, como um relâmpago que aparece no horizonte.
Portanto, podemos concluir que as três palavras usadas não querem dizer coisas diferentes (ou várias vindas) que irão acontecer na vinda do Senhor, mas apenas indicar aquilo que vai acontecer quando Jesus regressar uma vez para sempre.
3) Há referencias constantes à segunda vinda. Cristo fazem desse ensino um dos temas principais do NT. (Mt. 23:39; 24:3; At. 1:6,11; 1Co. 11:26; Cl. 3:4; 1Ts. 4:13-18; 2Ts. 1:7-10; Hb. 9;28; 2Pe.3; Ap. 1:7,8; 2:25-28; 16:15; 22:20). Todos os livros do Novo Testamento nos indicam o retorno de Cristo e nos conclamam a viver de modo tal a estar sempre prontos para sua volta. Anthony Hoekema diz também que: “Tudo no Velho e Novo Testamento, olha para frente, aponta para frente, e ansiosamente aguarda o redentor prometido”1.
Diante disto, fica evidente que a vinda de Cristo é um tema dominante e que dá colorido a exposição inteira do Novo Testamento, ou seja, este anuncia, repetidamente, que Jesus Cristo, um dia, voltará.
1 Ver p.11, A Bíblia e o Futuro, Cultura Cristã, 1989.
A gora vamos a Sua dúvida: "Como a Bíblia Chama o Dia da Volta de Jesus"?
A Bíblia nos dá algumas informações interessantes sobre este dia e o chama de:

1) Dia da Consumação do século (Mt.13:39,40,49; 24:3; 28:20).
Este é o dia da consumação absoluta e final da sua revelação;

2) Dia da Redenção (Ef.4:30). Porque é o dia em que se consumará a obra redentiva de Deus;
3) Dia de Cristo (Fp.1:6,10; 2:16; 1Co.1:8) ou dia da vitória de Cristo. Porque aquele dia será o dia da vitória por completo. Cristo voltará para consumar a vitória que começou na Cruz. A volta de Cristo significa o dia da vitória. Será o dia em que virá o Salvador e tornará verdade tudo o que sempre sonhamos; Hoje ainda choramos, mas quando Ele vier enxugará dos nossos olhos toda lágrima; Hoje ainda sentimos dor, mas quando Ele voltar não mais sofreremos; Hoje ainda morremos fisicamente, temos lutos, mas quando Ele voltar a morte já não mais existirá (Ap.21: 4);
4) Dia do Senhor (Is.2:12; 13:9; Ez. 30;3; Ob.15; Am. 5:18; Sof. 1:7; 1Co. 5:5; 1Ts. 5:2; 2Ts. 2:2; 2Pe. 3:10). O dia em que virá o Senhor dos senhores;a ênfase está no juízo sobre os ímpios, no acerto de contas;

5) Dia de Deus (2Pe.3:12);
6) Aquele Dia (Sof.1:15; 2Tm.4:8); ou naquele dia (Is.2:17). Aquele dia ou naquele dia só o Senhor será exaltado.
7) O Grande dia (Sof.1:14 –18; Jd. 6). Grande por quê? Porque quando Jesus voltar, Ele consumará a grande obra redentora que iniciou. “É grande porque nós, a igreja, aguardamos a maior e mais gloriosa e magnificente revelação de Deus em Jesus Cristo. “Grande por causa de sua importância, porque muitas coisas importantes acontecerão nele, e porque será um longo dia,.. não será um dia normal, grande por causa de sua duração e porque será de grandes eventos, será o dia final para todas as cousas em estado presente” diz o Dr. Heber Campos.
8) Dia do Juízo (Mt.10:15; 11:22,24; 2Pe.2:9;3:7; 1Jo. 4:17). Porque naquele dia, quando Ele voltar, mais uma vez Deus vai se mostrar justo, e todos verão mas uma vez, a manifestação do Justo juízo de Deus (justiça de Deus);
9) O Dia (Ml. 1:1, Hb.10:25). Este será o Dia onde o Senhor se mostrará de modo absolutamente claro, e será o Dia do ajuste de contas do Soberano Senhor com seus vassalos impenitentes;
10) A Bíblia chama este Dia, também de glorioso para alguns e terrível para outros (Jl. 2:11,Ml. 4:1-3). Será glorioso porque naquele dia os seus santos o glorificarão, os obedientes receberão de maneira completa o que Ele prometeu. Os justos naquele dia serão semelhantes a Ele e o veremos como Ele é (1Jo.3:2). Será glorioso porque naquele dia ouviremos: “vinde benditos do meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo..... e irão este gozar a vida eterna” (Mt.25:34,46). Mas será terrível para alguns, porque será um dia de terror para os que são transgressores da lei do Senhor. Porque será o dia da vingança do Senhor; o dia do acerto de contas contra aqueles que não conheceram a Deus e contra aqueles que não obedeceram ao evangelho de Cristo (2Ts.1:8). Veja que Deus vai manifestar a justiça retributiva ou justiça punitiva aos transgressores da lei de Deus. Contra os que violaram sua Palavra. É por isso que Isaías diz: “que o dia do senhor será contra todos os soberbos e altivos e contra todo aquele que se exalta, para que sejam abatidos” (2:12); e Judas diz também que a segunda vinda de Cristo culminará com o dramático, mas justo julgamento dos ímpios (Jd. 15). Mateus fecha dizendo que naquele dia Jesus dirá: “apartai-vos de mim malditos, para o fogo eterno.... e irão estes para o castigo eterno” (Mt.25:41,46).
Em resumo, o dia do Senhor é descrito como dia de juízo e ira (Is.13:9; Ml. 4:1), de trevas (Amós 5:18) dia amargo, dia de indignação, angustia, de alvoroço (Sofonias 1:14-15) e também como o dia de salvação (Joel 2:32), dia de cura e gozo a todos os que temem o nome de Deus (Malaquias 4:2). Portanto este dia é descrito como dia de Juízo, ira e terror (Ml. 4:1; Rm. 2:5) para uns e de bênção e salvação e glória para outros (Ml. 4:2-3). Dia de condenação de uns e de plena salvação para outros. Terrível para uns e glorioso para outros!

Devemos fazer aqui uma observaçao muito importante:

Em alguns textos aparecem as expressões: “os últimos dias” e “o último dia”. Quando aparece “os últimos dias” isso significa a era presente, ou seja, já estamos nos últimos dias agora (At. 2:15-17). Quando a expressão é encontrada do singular “o último dia”, ela nunca se refere a era presente, mas sempre à era porvir, geralmente ao dia do juízo ou dia da ressurreição final (Jo. 6:39;11:24;12:48). Esta é a tensão dos crentes: vivem nos últimos dias, mas o último dia ainda não chegou. (a tensão do já e ainda não).

Vou terminar perguntando:
Você está preparada para esse dia?
Para você, aquele dia será glorioso ou terrivel?

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 19 de jul. de 2007
Assunto: |

0 comentários - Já comentou?

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra