Mero caro Widney você me perguntou: "tem alguma coisa pronta sobre o assunto do momento: as declarações da igreja católica como sendo a única igreja de Cristo"? “O papa Bento XVI reiterou nesta terça-feira, em novo documento oficial, a doutrina de que só a Igreja Católica é a igreja de Cristo”.



Vou te responder assim:


1) O documento afirma que Cristo criou na Terra uma única igreja.
Nossa resposta: Isso é verdade. Cristo só tem uma igreja, o seu corpo. Não existe várias igrejas de Cristo. Só uma igreja!

2) O documento afirma que, a “unica igreja” se identifica inteiramente apenas com a Igreja Católica.

Nossa resposta é:
2.1) A única igreja de Cristo é realmente católica, mas não romana. (A romana pode até fazer parte da verdadeira igreja de Cristo se tiver as marcas da verdadeira, mas sozinha não é);

2.2) Esse nogócio de dizer que a igreja que faço parte é a única igreja verdadeira de Cristo, nao é novidade, porque muitos, no decorrer da história, já falaram isso. Citarei aqui, apenas um exemplo, por falta de tempo e de espaço, mas tem mais, é só analisar os grupos religiosos existentes. Os Mormos dizem isso. Veja só a declaração feita, depois de Cristo aparecer a Joseph Smith (o seu fundador): "a igreja de Cristo na terra chama-se a igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias.. o Senhor disse que ela é "a única igreja viva e verdadeira sobre a face da terra, com a qual, eu, o Senhor, me deleito" (p.106, Principio do Evangelho da Igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias). Mas um detalhe: a maioria dos grupos religiosos existentes são exclusivistas - seus membros acham que são os únicos salvos, puros, os únicos detentores da verdade, que fugiram da corrupção do mundo, e são o povo de Deus, e os demais estão perdidos. São os únicos que serão salvos (é só estudar a fundo e você verá);

2.3) Mas ninguém pode bater no peito e dizer: "a minha igreja é a única igreja de Cristo, pois a igreja de Cristo não é sua, e não é local, mas está em todo mundo, em todas as nações, em todas as línguas e fazem parte dela pessoas sem distinção. O único requisto para fazer parte dela é ser lavado no sanguém do cordeiro, Jesus (Ap.5:9).

3) Quando estudamos a catolicidade da igreja, vamos perceber:

3.1) Concepção católica Romana: Ela se apropria deste atributo, como se somente ela tivesse o direito de chamar-se católica. Ela reivindica o direito de ser considerada como a única Igreja realmente católica:
a) Porque está espalhada pela terra toda;
b) Porque se adapta a todos os países e a toda as formas de governos;
c) Porque existe desde o princípio e sempre teve súditos e filhos - fiéis.

3.2) A Concepção Protestante: Os protestantes insistem em que a Igreja invisível (não a que se vê) é primordialmente a real Igreja católica porque inclui todos os crentes da terra, de toda e qualquer época particular, sem nenhuma exceção; é católica porque tem os seus membros entre todas as nações (Ap.5:9). O termo católica significa literalmente abrangendo o todo. Em seu uso primitivo, significava a Igreja universal, distinguindo-a da local. O principal aspecto da catolicidade da Igreja primitiva estava na sua abertura para todos. Distinguia do judaísmo, com seu exclusivismo racial, e do gnosticismo, com seu exclusivismo intelectual e cultural, a Igreja abriu seus braços a todos que quisessem ouvir a mensagem e aceitar seu Salvador, sem levar em conta cor, raça, posição social, capacidade intelectual e antecedentes morais. Ela surgiu no mundo como uma fé para todos (M.28:1; Ap.7:9). A sua única exigência para admissão era a fé pessoal em Jesus Cristo como Salvador e Senhor.

4) A Verdadeira igreja católica (não a romana) se distingue da falsa pelas suas marcas, que são:

a) A Fiel Pregação da Palavra - Esta é a mais importante marca da Igreja verdadeira. É a marca por excelência. Sem ela não existe Igreja. E é ela que determina as outras marcas. A fiel pregação da Palavra é o grande meio para a manutenção da Igreja. A Igreja que não tem a palavra de Deus como única regra de fé e prática e que determina o padrão para sua fé e doutrina não pode ser considerada como Verdadeira. É Pregação fiel do Novo e Velho Testamento na sua pureza e integridade. Ou seja; não se pode isolar texto [tem que ver o contexto) e nem isolar testamentos [tem que passar pelos dois e pelo centro da Bíblia que é Cristo].

b) Correta Ministração dos Sacramentos. Jamais se deve separar os sacramentos da Palavra, pois eles não têm conteúdo próprio, mas extraem o seu conteúdo da Palavra de Deus. São de fato uma pregação visível da palavra. Nesta qualidade, eles devem ser ministrados por legítimos ministros da palavra, de acordo com a instituição divina e deve participar os devidamente qualificados - os crentes e sua semente. Ou seja; quando igrejas dizem que tem mais de dois e que qualquer pessoa administra os sacramentos e para qualquer um, isto é sinal visível que ela não está ministrando correto os sacramentos. Os sacramentos são essenciais para que a Igreja seja verdadeira, porque nosso Senhor claramente considerou o batismo como intimamente ligado à mensagem da Igreja a resposta humana a ela (Mt.28:19ss), e a participação da Ceia como fundamental para a vida da Igreja (Lc.22:19; 1Co. 11:24s);

5) Quando olhamos para a verdadeira igreja de Cristo no Velho e no Novo Testamento, ela não adorava imagens e esculturas, não adoravas os apostolos, não adorava o imperador, não tinha outros mediadores (1Tm.2:5), mas tinha os apostolos e seus ensinos como fundamento da fé (Ef.2:20) e tinha Cristo como fonte de sua história e sua vida. Tinha Cristo como suficientes (Cl.1:13-23), por isso, não preciva de Cristo e mais filosofias; Cristo mais legalismo; Cristo mais misticismo; Cristo mais 7 semanas não sei de que; Cristo mais campanha disso ou daquilo, Cristo mais sabonete, flor, rosa, e etc. E Cristo era o único cabeça da Igreja (Ef. 5:23, At. 20:28 e Col. 1:18). O fato dEle ser o cabeça implica em que toda nossa vida e nutrição emanam dEle. É Cristo que nos governa. Nós vivemos dEle, por Ele, através dEle e para Ele (Rm.11:36). Outro fato importante: Ninguém é dono da Igreja e ninguém manda na Igreja. Só Cristo, porque foi Ele que se entregou e morreu por ela (At.20:28 e Ef. 5:25).
Agora a decisão é com você.
Espero ter ajudado!
Para te ajudar ainda mais, colocarei aqui as caracteristicas de uma seita (igreja falsa)

01) Novas verdades; muitas seitas promovem a falsa idéia de que Deus lhes revelou alguma coisa especial, sempre verdades que nunca antes haviam sido reveladas, mas que ultrapassa e contradizem todas as revelações anteriores. (Rev. moom p.13 Entendo as Seitas)
02) Nova Interpretação da Bíblia; acreditam que somente eles tem a chave da verdadeira interpretação da Bíblia- pegam texto isolados, fora de contexto para justificarem suas doutrinas- desprezam os princípios da hermenêutica.
03) Uma fonte Não- Bíblica de Autoridade. Algumas seitas contam com escrito sagrados ou outra fonte de autoridade que torna a Bíblia uma fonte secundária. Os mormons- p.15
Na Ciência Cristã- p.15
A Igreja da unificação-p.15
**Um sinal seguro de uma seita é que a autoridade final, sobre assunto espirituais, é alguma outra coisa além dos ensinos claros das Santas Escrituras.
04) Um outro Jesus (Cristologia defeituosa); Uma outra característica em todas as seitas é um ensino distorcido sobre a pessoa de Jesus. Jesus não é o centro das atenções, mas os fundadores; não atribuem a Jesus seu valor devido de único mediador entre Deus e os homens. O Jesus das seitas não é o mesmo Jesus da Bíblia.
05) Rejeição do Cristianismo ortodoxo ( doutrinas consideradas como verdadeiras)
outra característica é o seu ataque frontal contra o cristianismo ortodoxo. Elas sempre argumentam que a Igreja afastou-se da verdadeira fé.
06) Incoerência nas declarações;
Um sinal seguro de alguma seita é que elas dizem publicamente uma coisa, mas internamente crêem em outra coisa, inteiramente diferente
07) Ensino antibíblico sobre a natureza de Deus (trindade)
Outra característica de todas as seitas é que não dão o devido valor à doutrina da trindade, ou chegam mesmo a negá-la inteiramente. A Doutrina usualmente é atacada como se fosse um ensino de origem pagã ou satânica. (P.17 Entendendo as Seitas Ler)
08) Teologia em constante mutação;
A Doutrina não tem alicerce, vive em continuo estado de mudança- os adeptos aprende uma Doutrina somente para descobrir que mais tarde ela foi modificada ou alterada por outra revelação. (Ex. Test. Jeová- p.18
09 Liderança Forte
Elas são conhecida por seus lideres, estes que centralizam em suas mãos toda a autoridade, considerando mensageiro de Deus, por isso pode ditar a teologia e a conduta da seita inteira, e também fica quem ele quer, no cargo que ele der
10) Falsa base de salvação (pelas obras);
Um ensino inteiramente ausente da seitas é o evangelho da graça- é Cristo mais isto ou siga aquilo. Só Jesus não é suficiente (Gl.5:4)
Isolam-se - não tem interesse pelo o que acontece no mundo, pois tudo é do diabo
11) Reivindicação de descobertas especiais (falsas profecias)
Com freqüência promulgam profecias falsas- por acreditarem que são íntimos de Deus, fazem ousadas profecias sobre o futuro Adv. 1843, 1844, Ellen With 1847,50,52,54)
12) Exploração financeira;
Vivem do dinheiro dos adeptos- exploram a miséria do povo
13) Denúncia contra outros
São exclusivistas- os membros da seitas acham que são os únicos salvos, puros, os únicos detentores da verdade, que fugiram da corrupção do mundo, e São o povo de Deus os demais estão perdidos. (Bibliografia: Josh McDowel e Don Stewart, Entendendo as Seitas, p.13-19, ed. Candeia). Rev. Fran

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 11 de jul. de 2007
Assunto: |

0 comentários - Já comentou?

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra