Meu caro Zé, a primeira duvida que tirarei neste blogger é a sua e sobre oração. Confesso que fiquei muito feliz em tirar esta dúvida, isto porque muitas pessoas pensam que não sou chegado a oraçao. Mas isto não é verdade, e vai ficar claro pelas respostas que darei as suas perguntas importantes sobre este assunto tão relevante para a vida Cristã. Então vamos lá.

O Que é Oração?
Meu caro Zé, as vezes as pessoas tem uma dificuldade de orar por não saber o que significa oração. Oração não é mero exercício, nem apresentação vocal, mas é comunhão espiritual com o Criador do céu e da terra. É um encontro com o Deus Santo [a oração é dos meios pelos quais o crente cultiva um vivificante relacionamento com o Deus vivo]. Orar é entrar em companheirismo e participar de um encontro com Ele. Oração é o momento onde dois corações entram em atividade diz M. LLoyd Jones: “É o coração do homem em comunhão com o coração de Deus. É o momento onde Deus derrama graça e misericórdia sobre o coração do homem e o coração do homem buscando conhecer e entender o coração de Deus”. Orar é momento de intimidade e dependência [ela é o meio que facilita a nossa redenção a vontade de Deus]. Orar é buscar a soberana vontade de Deus para a minha vida [quando oro estou querendo entender o que Deus quer de mim]. Orar é compartilhar com nosso Pai celeste nossos pensamentos, sentimentos, nossas apreciações, duvidas, problemas e queixas. Inclui ainda confissão, adoração, e gratidão por suas bênçãos e provisões. Oração é o momento mais sublime da vida do discípulo de Cristo, e isto não pode ser peso.
Quando Oramos, O Que Estamos Afirmando?
Em primeiro lugar, quando oramos, estamos dizendo ou afirmando que Deus existe, ouve e responde (Hb.11:6);
Em segundo lugar, quando oramos, estamos declarando que Ele é nosso Senhor, o nosso refúgio e que confiamos em sua sabedoria para nos orientar, e confiamosi em seu poder e sua proteção;
Em terceiro lugar, quando oramos estamos dizendo que sem Deus não podemos viver, e neste momento a oração passa a ser um brado de dependência de Deus; Quando oramos estamos dizendo que nossa vida está debaixo da autoridade soberana dele e reconhecemos que dependemos dele.
E em quarto lugar, quando oramos, estamos afirmando que acreditamos naquilo que sua palavra ensina. E estas afirmações agradam a Deus. Honram a Deus, e Ele honra àqueles que O honram! Por isso, ore. Arranje tempo para orar
Por Que Algumas Pessoas Têm Dificuldades De Orar?
Algumas pessoas têm dificuldades não porque orar seja complicado, mas a oração põe diante delas algumas dificuldades. Por exemplo:
a) Elas não vêem a pessoa com quem conversam;
b) Oração é um assunto sem fim, porque temos reclamações sem fim, pedidos intermináveis e agradecimento por muitas coisas;
c) Exige tempo. Exige momento a sós, porque temos que ter conversas francas [intimidade, abrir o peito, a alma, o coração]. E alguns têm dificuldades em arranjar tempo para orar;
d) Outros por pensar que Deus só ouve oração bem elaborada, bonita e com gramática impecável. Mas devemos entender que nem emoções e nem eloqüência, nem tom de voz, nada tem que ver com a eficiência da oração. Nossa oratória, nossa lógica persuasiva, nosso espírito de ordem, nossa precisão teológica, nada disso consegue abrir a porta de acesso à presença de Deus (Zc.4:6e 1Co.15:10).

Qual O Conteúdo Da Oração?
Quando aprendemos orar, descobrimos o quanto à oração é rica de recurso e conteúdo. Porque orar é:
a) Adorar, é exaltar, é glorificar, é contemplar o que Deus é;
b) Invocar; é está debaixo do senhorio de Deus, esperando dele a sua manifestação do jeito dele, na hora dele, como ele quer.
c) Suplicar- pedimos, imploramos- já prestaram a atenção, às vezes ficamos mais preocupado com o que queremos pedir do que com o que já temos- [só pedimos]
d) Louvar- reconhecimento do que Deus faz - fez e fará por nós; gratidão (Ef.5:20)
e) Interceder - em favor dos outros (Tg.5:16);
f) Confessar - é difícil uma oração sem confissão (D n.9:4-5).
Que Tipos De Orações Encontramos Na Bíblia?
Temos na Bíblia No mínimo 300 orações e pelo menos a mesma quantidade de referencia à oração e ensinamento sobre como orar. E As orações são de pedidos, confissões, intercessões, lamento, gratidão - ações de graça, adoração e expressões de louvor. Também vemos:
A oração daquele que se sentia aflito (Sl.86:1,6-7; 88:13-15; 102:1); A oração daquele que se sentia angustiado (Sl.4:1 cf. também Is.26:16); A oração daquele que se sentia perturbado ( Sl.55:1-2); A oração daquele que se sentia desamparado (Sl.102:1); A oração daquele que se sentia a beira da morte (Sl.88:22-3); E a oração Flecha. Uma das orações mais curta registrada na Bíblia é um grito de desespero de três palavras: “Senhor, salva-me”. A oração flecha de Pedro foi suficiente. Cristo imediatamente estendeu a mão e o salvou o apóstolo que se afundava (Mt.14:30-31).
A Oração Deve Ocupava Que Lugar Na Vida Do Discípulo De Jesus?
Lucas 22:39 diz que Jesus tinha o hábito de se retirar e estar a sós com o pai. Mesmo sendo o Filho de Deus, jamais, abriu mão de está a sós com o Pai. De estar em íntima comunhão. Lucas 6:12 também nos diz que na escolha dos discípulos, Jesus passou a noite orando. Nos evangelhos somos informados que a oração na vida e ministério de Jesus, vinha antes de qualquer coisa e de qualquer tarefa sua (Mt.14:23; 26:36; Mc.6:46; Lc.18:1). Jesus sabia que aquelas ocasiões de orações eram tão especiais como o seu ministério público, por isso, freqüentemente Ele se retirava para orar. Jesus também ensinou os seus discípulos a orar (Mt.6:5). E diante disso fica evidente que a oração é indispensável na devoção pessoal de cada discípulo de Jesus e deve ocupar um lugar prioritário. A oração ocupa um lugar vital na vida do crente.
A Quem Devemos Orar?
Conforme estes textos (Zc.8:21; Mt. 6:9; Lc.11:13; Rm.8:15; At.12:5), as nossas orações devem ser sempre dirigidas ao Pai.

Em Nome De Quem Devemos Orar?
Conforme lemos em João 14:13, as nossas orações devem sempre ser em nome de Jesus.
Por Que A Oração Tem Que Ser Em Nome De Jesus?
Porque olhando para o texto de João 14 vamos perceber: v.1 ninguém pode crer no Pai se não crer no filho. V.2 quem prepara o lugar na casa do Pai é o filho. V6 ninguém pode chegar ao Pai se não por meio do filho. V7 ninguém pode conhecer o Pai se não conhecer o filho; v.9 ninguém pode vê o Pai se não vê o filho; v.10-11 ninguém pode estar no Pai se não estiver no filho e o v 12 diz que é o filho que está junto do Pai. Também quando olhamos 1Tm.2:25 percebemos que não há no céu e na terra outro mediador entre Deus e os homens a não ser Jesus Cristo. Por isso, toda oração deve ser no nome de Jesus, que é o único mediador e único fiador. Vamos a Deus Pai confiado nos méritos de Jesus. (Veja também a resposta 181 do Catecismo Maior de Westminster p. 202, Cultura Cristã).

Agora, O Que Significa Orar “Em Nome De Jesus”?
Na cultura na qual a Bíblia foi escrita, o nome de uma pessoa indicava a soma total de seu atributo e caráter. Por isso, devemos entender que “em nome de Jesus” não é uma frase mágica ou um código que garante nossas orações se pronunciarmos tais palavras, ou que cancela as orações, se não forem ditas. Pedir alguma coisa “em nome de Jesus” também não é colar uma frase no final da oração, veja que Jesus não está afirmando que devemos simplesmente mencionar a expressão “em nome de Jesus” ao final de cada oração. Mas Pedir “em nome de Jesus”, significa que cremos que nosso pedido, por estarmos em Jesus, e fazermos as mesmas coisas que Jesus, é aquele pedido que o próprio Jesus pediria ao Pai. Orar em nome de Jesus é orar como o próprio Jesus oraria, é orar ao Pai conforme o filho o tornou conhecido a nós. (observe o contexto do texto).

Quem Intercede (Nos Auxilia) Por Nós Quando Oramos?
Conforme o Texto de Rm.8:26-27, quem intercede por nós, quando oramos é o Espírito Santo. E diz ainda que Ele intercede conforme a vontade de Deus Pai.

Podemos Orar Sem a ajuda Do Espírito?
Não, porque diz a Escritura que não sabemos orar e é o Espírito que intercede por nós com suspiro que a palavra não pode exprimir (Rm.8:26). Uma outra coisa importante é que Jesus disse que ia enviar o Espírito para nos ensinar, nos convencer, nos consolar, confortar, ajudar, orientar e dirigir o nosso viver. De modo que não podemos orar sem o Espírito porque dependemos do Espírito para tudo que concerne a nossa oração, nossa comunhão.
Qual A Necessidade De Falar Para Deus Ou Pedir, Se Ele Já Sabe Todas As Coisas Nossas? (Mt.6:8; Is.65:24)
Em Mateus 6:8 lemos: “o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais”.
De fato alguns perguntam se a onisciência de Deus não elimina a necessidade de lhe relatarmos nossas necessidades. Por que Deus precisa saber disso se conhece todas as coisas? E nós respondemos: De fato Deus não precisas que nós lhe revelemos nossas vontades ou desejos, nem precisa de informamos a Ele as nossas necessidades, mas em primeiro lugar entendemos que, Deus deseja manter contato conosco, Deus quer se relacionar com a gente, por isso nos criou e por isso também nos convida a colocar diante dele as nossas petições e todas as nossas necessidades (Fp.4:6); em segundo lugar devemos orar, porque orar é ter comunhão, intimidade, e a maneira de falarmos com Deus, é um privilégio.
Por Que Oramos?
- Oramos porque o nome de Deus é glorificado. O. Hallesby diz em seu livro “Oração” p.108 que o “propósito, a finalidade a que se destina a oração e porque foi ela outorgada a glorificar a Deus”;
- Oramos porque o Deus soberano ordena, em sua santa palavra que oremos. A bíblia nos exorta, reiteramente, a orar: (Mt.26:41; Jo.16:24; Lc.18:1; Lc.11:9; 1Ts.5:17; Jr.33:3). As ordens de Deus devem representar um das motivações para a oração contínua. Portanto, orar é mandamento. Orar não é uma atividade opcional do Crente, ela é requerida por Deus (Mt.5:5,6,9; Lc.22:40,46);
- Oramos porque a oração prepara nossos corações para o que vamos receber;
- Oramos porque muito é alcançado pela oração. Veja estes textos: Gn.32; Ex.7:14; Js.10; Jz.16; 1Rs.17,18; 2Rs.19; 2Cr.14);
- Oramos porque necessitamos de Deus para discernir aquilo que lhe agrada. Portanto, oramos porque Deus ordenou orarmos, porque isso glorifica o seu nome e porque nos beneficia diz Jonathan Edwards.

Para Que Oramos?
- Oramos para adorar a Deus, para expressar nossa admiração frente a Sua majestade, soberania e atos poderosos;
- Oramos para louvar, para agradecer-lhe por tudo que Ele tem feito;
- Oramos para confessar a Deus nossas transgressões, mesmo que sejam numerosas, e para experimentar graça, misericórdia e perdão de suas mãos;
Por Quem Devemos Orar?
O nosso catecismo maior responde (183) que devemos orar por toda Igreja de Cristo na Terra (Ef.6:18); pelos magistrados (1Tm.2:1-2); e outras autoridades (2Ts.3:1); por nós mesmos (Gn.4:3), pelos nossos irmãos (Tg.5:16) e até pelos os que nos perseguem (Mt. 5:44); pelos homens de todas as classes (1Tm.2:1), pelos vivos e pelos que hão de nascer (Jo.17:20; porém, não devemos orar pelos mortosa.
Por Quais Coisas Devemos Orar?
Você deve ter Deus como seu melhor amigo. Por conta disso, se determinado assunto ocupa seu pensamento, você pode formá-lo em tópico de conversa com Deus e deve trazer à sua presença. Esteja certo de que nada na vida cotidiana é tão insignificante ou irrelevante que o Senhor não lhe esteja interessado a ajudar. Por isso, traga Deus para dentro dos seus prazeres. Diga: “Senhor, que maravilha esta paisagem. Traga-O para dentro, também, de suas dúvidas e fracassos. Discuta-os com Ele, peça ajuda e orientação. Diga: “Senhor, eu piorei aquela situação. Eu te agradeço porque Tu podes usa-lo para o meu bem. Que devo fazer agora?”. Em Filipenses 4:6, Paulo disse: “..tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração...” . Diante disso fica claro que devemos conversar com Deus sobre todas as coisas. Por isso, traga a Deus os suas atividades, seus pensamentos e tudo aquilo que faz parte ou não de sua vida ou que se passa em sua vida dia após dia. Compartilhe com Deus todas as suas coisas!
Quando Devemos Orar?
Olhando para ITm 2:1, vamos perceber Paulo ensinando que devemos orar antes de qualquer outra coisa a fazer. Nossa oração não deve ser depois de todas as tentativas, mas antes de tudo. E sobre todas as coisas (Fp.4:6-7), em qualquer lugar e a qualquer momento.
Qual O Melhor Período Para Orar?
Em Isaias (50:4) e em alguns Salmos vemos alguns versos apontando para período da manhã (Sl.5:3). Em Atos 3:1 e 10:30 vemos a menção da hora nona (15:00hs). Mas também existes outras passagem que falam em tempo de oração, durante todo as horas do dia (Ne.1:6), continuamente (Sl.72:15;88:1), e em tempo favorável (Sl.69:13). Porque nenhum horário do dia é separado como sendo o mais santificado do que o outro. Um exemplo claro é o próprio Jesus. Jesus orou de madrugada (Mc.1:35) pela manhã, durante o dia, e, algumas vezes a noite interia (Lc.6:12). E Paulo nos ordena a orar em todo tempo (Ef.6:18), noite e dia (1Tm.5:5) e sem cessar (1Ts.5). Ou seja, devemos estar em continuo estado de comunhão com o nosso pai celeste.
Por Que Alguns Dizem Que Pela Manha, Bem Cedinho, é o Melhor Horário Para Se Orar?
Devemos entender que a simples disciplina de levantar-se cedo não possui qualquer virtude especial, nem está Deus limitado a encontrar-se conosco pela manhã. Contudo já é provado pela medicina, que neste período, o ser humano, que obteve seu descanso durante a noite, agora está 100% e com todo o seu corpo recarregado para o novo dia de lutas e labutas. E como reconhecemos que Deus é importante para nós, oferecemos a ele, as primeiras horas por percebermos que Deus é merecedor das primeiríssimas porções do nosso dia. As vezes não temos nossas horas a sós com Deus no período da tarde ou da noite por já estarmos cansados demais para gozarmos perfeita comunhão com Deus. Por isso alguns preferem pela manhã, bem cedo.

Quais Os Obstáculos Para A Oração Eficaz?
Qualquer coisa que cause bloqueio no nosso relacionamento com Deus, é um obstáculo para a oração. A palavra de Deus nos aponta obstáculos para oração:
O Primeiro obstáculo para a oração eficaz é o Pecado. Is.59:2 diz: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconde o Seu rosto de vós, de modo que não vos ouça”. Por isso se queremos ter um companheirismo com Deus santo e puro, então, precisamos está limpos diante dEle. O Salmo 24:3-4. Pergunta: “quem há de permanecer no santo lugar”? E a resposta é: Somente os puros de coração serão capazes de entrar na presença de Deus (comunhão). Precisamos entender que oração é comunhão com o Pai. E, se queremos estar em comunhão com Ele, precisamos ter mãos limpas e um coração puro. Porque Deus não tem a intenção de honrar pedidos feitos por corações pecaminosos.
O segundo obstáculo para a oração eficaz é o Orgulho. Tg.4:6 diz: “Deus resiste aos soberbos; dá porém, graça aos humildes”. Um abrangente estudo sobre o que a Bíblia diz sobre o orgulho revela que Deus não apenas o condena, como também promete destruição para o soberbo de coração (Pv.16:18-19).
Jesus em Lc.18: 9-14 nos conta uma parábola de 2 homens que orava. Um religioso orgulhoso. Esse orou de si para si e sua oração não foi aceita. E um quebrantado e humilhado. Esse foi aceito, porque olhou apenas para Deus. O orgulho nos faz compararmos com os outros a fim de acharmos alguém que não esteja vivendo de acordo com os nossos padrões. Mas a humildade não se preocupa em olhar par a homens. Ela olha apenas para Deus. Não há lugar para orgulho na oração. A oração origina-se na simplicidade de coração.
O terceiro obstáculo para a oração eficaz é Relacionamento rompido (1Pe.3:7). A oração e os relacionamentos interpessoais estão interligados. A oração afeta os nossos relacionamentos assim como nossos relacionamentos afetam nossa habilidade de orar. Você não pode estar em harmonia com Deus, se não estiver em harmonia com sua família, ou com os irmãos (1Jo.1:6-7). Não podemos manter um relacionamento de companheirismo com Deus, sem restaurar o nosso relacionamento com os nossos irmãos e irmãs! Pedro diz se a discórdia no relacionamento conjugal não está sendo tratada, as orações são cortadas (ekkepto-cortar). Veja também Mt.5:23,24.
O quarto obstáculo para a oração eficaz é Ocupação. Muitos de nós temos nos tornados tão ocupados, que falta-nos tempo para Deus. A pessoa que não tem tempo para Deus, não ora eficazmente e por isso sofre por falta de intimidade com Deus. Precisamos entender que Deus é prioridade em nossas vidas. E oração exige tempo!
O quinto obstáculo para a oração eficaz é o Egoísmo. Tiago 4:3 diz: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para gastardes em vossos deleites. Oração é a hora de submetermos as nossas vidas ao Senhorio de Deus. Como, então, podemos trazer nossos próprios desejos egoístas ao trono de Deus e esperar suas bênçãos? Deus não responde a oração interesseira. Deus não responde pedidos feitos para satisfação de suas ambições egoístas, seu orgulho e luxúria ou suas paixões. As janelas dos céus estão abertas apenas para oração que é iniciada e centralizada na vontade de Deus (1Jo.5:14). Por isso, devemos colocar de lado todo obstáculo que nos impeça de desfrutar dessa harmonia com o Pai.

Quais os Pré-Requisitos Para Obtermos Respostas Ás Nossas Orações?
De acordo com Mateus 21:22 diz que vamos ser atendidos se orarmos com fé. João 9:31 diz:.. “se alguém teme a Deus e pratica sua vontade, a este atende” (reverência e obediência); João 15:7 diz que vamos ser atendidos se permanecermos em Jesus e em sua Palavra (comunhão mútua com Cristo); e 1 João 3:22 diz: ... e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável” (obediência) e 1João 5:14 diz que a confiança que temos é que se pedimos conforme a vontade de Deus, Ele com certeza vai nos atender (veja também Rm 8:26-27). Vemos através destes textos que não é simplesmente pedir, ou o confiar em Deus, mas precisa haver a devida reverência a Deus, obediência a sua vontade, e precisamos de uma ativa comunhão com Cristo. E o pedido deve ser feito de acordo com a vontade revelada de Deus (palavra), e de acordo com a natureza e o caráter de Deus. A verdadeira oração implica num coração voltado para Deus.

Quais As Razões Pelas Quais Nossas Orações não São Sempre Respondidas Como Desejamos?
Meu caro Zé, as vezes deixamos de ver as desejadas respostas a nossas orações por algumas razões:
1) A primeira razão é que os nossos pedidos passam por alguns pré-requisitos (veja isto lá na pergunta dos pré-requisitos)
2) A segunda razão é nos dada em Tiago 4:3. Veja que é nos dito que não temos porque pedimos por motivos impróprios, pedimos em oração coisas que nos levam a prazeres ímpios. E Deus não vai nos dá coisas que iríamos usar mal ou para o mal.
4) A terceira quarta razão é se o que estamos pedindo, contraria a vontade expressa de Deus revelada em sua palavra.
3) A quarta razão é se este pedido foi feito na ignorância e que provariam ser desastrosos. Moises é um exemplo disso. Em Êxodo 33.18 Moises ora pedindo para que visse a glória de Deus. E Deus responde: .. “não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá”. Veja que Deus não pode satisfazer o seu desejo, porque isso lhe custaria a vida. Moisés morreria. E Deus não vai nos dá coisas que vai nos fazer mal, ou que vai nos prejudicar, por isso não nos responde com desejamos.
O Que Acontece À Nossa Oração Quando Desobedecemos A Palavra De Deus?
Em Pv. 28:9 diz que os que desviam os seus ouvidos de ouvir a lei de Deus, até a sua oração será abominável (é alago repulsivo e detestável para ele).
Que Promessa O Salmo 66.19-20 Faz Aos Que Oram Com O Coração Puro?
A promessa é que eles serão ouvidos, eles não serão rejeitados, mas serão atendidos e a graça de Deus vai estar sempre com eles.
Quero Saber Sobre A Oração Do Pai Nosso
Meu amigo Zé, quanto a oração do Pai Nosso quero lhe dizer: A primeira coisa que devemos entender é que a oração do Pai Nosso é uma resposta ao pedido dos discípulos: “ensina-nos a orar” (Lc.11:1 e Mt.6:9) e a oração é o ensinamento (Lc.11:2); Em segundo lugar, você não poder fazer desta oração uma reza, uma coisa decorada. Note que Jesus disse: “vós orareis assim”, e não “orareis esta oração”. Portanto, Jesus não estava dando uma oração para ser recitadag, mas mostrando o caminho segundo o qual deveríamos orar. Jesus estava provendo uma estrutura, um esboço de prioridades que devem fazer parte de nossa vida de oração. Jesus aqui estabeleceu os princípios que governam o relacionamento do homem com Deus. Ele estava dando um modelo, não uma formula inflexível. Em terceiro lugar, depois de Jesus mostrar aos seus discípulos a quem eles devem dirigir a suas orações, como filhos queridos, mas reverentes, segue-se petições, e as três primeiras, refere-se ao nome, ao reino, e a vontade de Deus, as três últimas se referem as necessidades humanas de pão, perdão e vitória. Veja que os três primeiros pedidos da oração centralizam-se em Deus e seus interesses eternos e salientam um dos propósitos mais importante de toda oração, que é exaltação e glorificação a Deus, e os três últimos pedidos dizem respeito as necessidades humanas e coloca o homem em uma relação de companheirismo (filiação), reverência, humildade, confiança e dependência de Deus. Vemos ai estão, Zé, o esboço, o padrão e as prioridades de nossa vida de oração. Jesus dá um modelo simples, mas profundo, de oração.
A Oração Tem Poder Para Mudar Os Planos De Deus?
Zé, algumas pessoas pensam que a nossa oração pode mudar os planos de Deus ou o coração de Deus, mas a Escritura diz que nada pode fazer Deus mudar porque Ele é imutável, Ele não muda (Is.14;24,27; 43:13; Ml.3:6; Tg.1:17;). A minha oração muda a mim ou me faz entender os planos de Deus para minha vida. C.S.Lewis diz: “A Minha oração não muda a Deus, mas a mim!”.
Na Oração Pública, Posso Dirigir-Me A Deus De Forma Pessoal?
Nao. Quando se é convidado para orar em público, a pessoa que foi convidada sempre deve dirigir-se a Deus de forma coletiva, no plural (nós) e não na primeira pessoa do singular (eu), porque esta pessoa está representando outras e por isso, a sua oração não deve ter um aspecto pessoal ou individual.

Posso Imitar Fulano Na Minha Oração?
Algumas pessoas não oram, principalmente em público, porque não oram como fulano. Mas isso não pode ser empecilho para se orar porque cada um deve orar à sua própria maneira, sem cobiçar, nem tentar duplicar as emoções ou experiências de outrem. A oração não exige vocabulário de fulano nem tom de voz de fulano. Fala-se com Deus da mesma maneira que falamos com nossos melhores amigos. Deus nos criou diferentes, somos únicos, no que concerne às nossas reações emocionais, tanto quanto às nossas personalidades, de maneira que podemos regozijar-nos nEle e em nossas orações, a nossa própria maneira, uma vez que seja da maneira correta, como ele mesmo já revelou em sua palavra, e por isso não precisamos imitar ninguém.
O Que Devo Pedir Em Minhas Orações?
Lutero responde em seu catecismo menor: “devemos pedir tudo o que contribui para a glória de Deus e para o bem-estar nosso e do nosso próximo..”. Que também fique claro que pedir, pode-se pedir qualquer coisa, mas isso não significa que tudo quanto você pedir, você vai receber.
Existem Coisas Que Não Devemos Pedir Em Nossas Orações?
Meu caro Zé, existem algumas coisas pelas quais não precisamos mais pedir a Deus nas nossas orações. Por exemplo: Não precisamos orar pedindo a Deus sua presença (ele é onipresente), Ele já está presente; também não podemos orar pedindo que Ele fique conosco, pois Ele já está conosco (Ele mora em nós e nem vai embora mais Jo.14:16- isso se você já for salvo) e prometeu nunca nos deixar e nem nos abandonar (Hb.13:5) e prometeu aos seus discípulos que estaria com eles até a consumação dos séculos (Mt.28:20); Não devemos orar a Deus pedindo que Ele mande o Espírito Santo, pois este já veio, e nem pedir um novo pentecostes, pois não se repete, (é uma vez para sempre).
Porque há tão pouca oração intercessora na igreja de hoje?
Uma resposta seria porque falta gratidão no corpo de Cristo. Ainda não aprendemos a ser gratos a Deus pelos irmãos que Ele nos deu em Cristo. Só oramos continuamente pelos nossos irmãos quando nos preocupamos com eles, quando temos prazer em nossos irmãos.
Uma segunda razão é porque nos tornamos egoísta, preocupados conosco mesmo, queremos Deus e as benção dele só para nós mesmos, e quando só pensamos no eu, não oramos pelo outro, pelo progresso e crescimento do outro como fazia Jesus (Lc.22:31-32; Jo.17:21) e seus apóstolos (Fp.1:4; Cl.1:9).

Na nossa oração de intercessão, pelo que acostumamos orar?
Nosso costume mais comum é orarmos por enfermos, pela nossa vida espiritual e por circunstâncias adversas como tribulações e problemas familiares e coisas desse gênero. Dessa forma deixamos parecer que só queremos cumprir nossa obrigação e que orar é um ritual de cumprimento de obrigações. E uma questão séria quanto as nossas reuniões de oração é que não desenvolvemos o hábito de orar por objetivos espirituais específicos, como os que Paulo enumera, por exemplo, em Colossenses 1.9-12 que é orar pelos nossos irmãos para que eles:
Transbordem do conhecimento da vontade de Deus.
Vivam por modo digno do Senhor.
Frutifiquem em toda boa obra.
Fortaleçam-se no poder do Espírito Santo.
E que sejam gratos a Deus por serem considerados dignos de participar da herança no céu.

O Que Devo Fazer Para Desenvolver O Hábito De Orar?
Meu caro Zé, não se desenvolve rapidamente o hábito de oração constante. Não conseguimos decidir simplesmente que vamos orar sem cessar, e de repente oramos. Todos nós precisamos crescer nisto. Oração é questão de amizade e intimidade com Deus. Desenvolva a sua amizade com Deus e verás que também terás o hábito de orar e até mesmo o tempo vai aumentar. Mas para isto é importante você arranjar tempo para ter momentos a sós com Deus, e isto só será possível, se Deus for prioridade na sua vida. Isso exige compromisso e disciplina e perseverança. Se quiseres desenvolver o hábito de orar, comece e não deixe-se desanimar. Lembre-se que satanás não ficará feliz com isto, por isso vai fazer de tudo para impedir que você ore. Mas em Cristo você é mais que vencedor. Crie o hábito de orar e separe o melhor tempo e lugar para seu momento a sós com Deus. Ore mais e mais.

Conclusão
Nestas poucas linhas aprendemos que podemos compartilhar com nosso Pai celeste nossos pensamentos, fraquezas, alegrias, gratidão, sentimentos, nossas apreciações, duvidas, problemas e queixas. E através de uma oração simples podemos entregar toda nossa vida a Deus, admitindo nossa necessidade e dependência Dele. Desenvolva o hábito de orar diariamente. Você experimentará um grande crescimento espiritual e o seu coração se encherá de alegria da comunhão com o Pai celestial. E pense nisso: Uma das mais seguras marca do crente é sua vida de oração, é por isso que Sproul diz: “é impossível ser um crente e não orar”. A negligencia na oração é uma das principais causas de estagnação na vida cristã. A oração consistente e eficiente emana de um coração inclinado a honrar o nome de Deus, promover seu reino e fazer sua vontade. Que Deus nos ensine e nos ajude a orar como convém, em nome de Jesus, amém!
Nota de rodapé
i A confiança é um componente essencial na oração. Se não confiamos que Deus é bom e que ele se preocupa conosco e que ele agirá em nosso benefício, simplesmente não oramos (vê p.21, Oração, Alan Pieratt,Vida Nova, 1999)
c (vê p.135, Discípulos Hoje, R.C. Sproul, Cultura Cristã, 1998)
b citado por Sproul, na p.92 do livro discípulos hoje, cultura cristã,1998.
a Somente em II Macabeus 12:39 – 46, que é um livro Apócrifo, aparece uma citação dizendo que se deve orar pelos morto para que seus pecados sejam perdoados.Mas isto contraria o toda da bíblia. (obs. do Rev. Fran).
e Warren diz que a fé é a chave mestra de nosso relacionamento total com Deus e é a condição mais importante para orações respondidas (Hb.10:22; 11:6)...fé é a confiança depositada nas declarações de Deus. É ter certeza de Ele é quem Ele diz que é, e que fará as coisas que disse que fará (vê p.37, o Segredo da oração, mundo Cristão, 1986)
d A permanência em Cristo é essencial para a oração que agrada a Deus e consegue resposta (vê p.19, o Segredo da oração, mundo Cristão, 1986.)
f Na vida diária de oração de Jesus e até na oração modelo de Jesus, Jesus nos ensinou que nossa oração deve ser segundo a vontade de Deus (fran). Warren diz que dizer: “faça-se a tua vontade” significa orar assim: faze o quiseres a mim, a através de mim e traça Teu caminho em minhas circunstancia...significa aceitação alegre dos planos de Deus em nossas vidas. (vê p.51 ibid).
g Sproul diz: ..”há alguma dúvida se Jesus jamais quis que repetíssemos esta oração, e certamente nada há nada de errado com o uso dessa oração na vida do crente ou da igreja. No entanto, Jesus não nos estava dando tanto uma oração para ser repetida como para mostrar-nos o caminho segundo o qual deveríamos orar” (vê p.94, Discípulos hoje, Cultura Cristã, 1998).
g Warren diz que aqui está a instrução divina para que oremos por nossas necessidades física. Deus está interessado em nossas necessidades diárias. Pão significa alimento, mas aplica-se, também, a outras necessidades materiais e prática de nosso viver.. (vê p.53 ibid).

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 3 de jul. de 2007
Assunto: |

2 comentários - Já comentou?

  1. widneymt escreveu:
  2. Fran,

    Este espaço visitaremos sempre...

    Grande Abraço!!!

     
  3. JC escreveu:
  4. Gostei deste Blog amado, que Deus continue lhe abençoando e lhe dando sabedoria para continuar evangelizando online,

    Abraços,

    JC

     

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra