Meu caro Paulo, você me relatou que sua grande crise é quanto ao dizimo. Procurarei tirá-la respondendo uma por uma, dessa forma:
1) O que significa dízimo?
Na acepção da palavra, o dízimo representa a décima parte de alguma coisa, ou de algum valor; consiste na 10a parte de tudo que ganhamos. Dízimo é um símbolo que ajuda o povo de Deus a se lembrar de que tudo pertence a Deus. O dízimo é a expressão da satisfação do trabalho realizado, da suficiência dos nossos bens, e da certeza de que aquilo que recebemos é bastante para podermos devolver, o que, afinal, é a expressão máxima do amor de alguém. Devolver o dizimo significa reconhecer a Sua soberania em nossa vida.
2) Quando se originou o dízimo?
Antes da Lei. Os antidizimistas afirmam que o dízimo é da lei; mas, em Gn.14:18-20 vemos Abraão entregando o seu dízimo, 430 anos antes da lei. Foi só quando Deus deu a lei, através de Moisés, que o dízimo foi incluído entre as obrigações do povo de Deus (Lv.27:30-33; Dt.12: 6,11). Como vimos, não havia mandamento, o dízimo era dado voluntariamente, para expressar a convicção de que, em última análise, tudo pertence a Deus. Mesmo na lei, o dízimo era dado com alegria (Dt.12:7,12).
3) O que declaramos quando dizimamos?
a) Quando dizimo estou declarando que sou dependente do Senhor. Dizimar é prova de dependencia. devolver o dizimo é um ato que declaro com total convicção que existe um Deus que me sustenta e torna possivel o ato mesmo de viver. quando dizmo estou colocando minha subsistencia material e espiritual nas maos de Deus;
b) Quando dizimo estou declarando que tenho fé no Senhor. Dízimo é símbolo de nossa confiança em Deus. Dizimar é um ato de fé. É preciso ter fé para devolver as primicias de nossa renda a Deus. Não é preciso ter muita fé para devolver a Deus qualquer dinheiro que sobra depois de pagarmos tudo o mais. Mas quando honramos ao Senhor com os nossos bens e com as primicias de toda a nossa renda estamos expressando fé genuina. Quando dizimo, estou dizendo que Ele é fiel e vai cumprir as suas promessas (Ml.3:10);
c) Quando dizimo estou declarando que sou obediente ao Senhor. Dizimar é prova de obediencia. os desobedientes e rebeldes nunca fazem o que Deus manda e Deus mandou trazer todo dizimo a casa do tesouro. Lembre-se também obediencia é prova de amor (Jo.14:15,21;15;14)!;
d) Quando dizimo estou declarando que sou consagrado ao Senhor. Consagraçao a Deus é dependencia total. Consagrar-se a Deus implica em depositar a vida inteira ao pés do Senhor.
e) Quando dizimo estou declarando que sou grato ao Senhor. Dizimar é expressão de Gratidão ao Senhor. Eu devo devolver como prova de minha gratidao, nao com intutito de barganhar com Deus. E lembre-se, gratidao alegra o coraçao de Deus (1Ts.5:18).
4) O que é preciso para se devolver o dízimo?
para devolver o dizimo você precisa ser dependente de Deus, ter fé, ser obediente, ser consagrado e grato ao Senhor.
5) O Que Devover?
Tem que ser as primícias (Pv.3:9), tudo deve ser o melhor, escolhido em primeiro lugar, sem qualquer defeito ou mácula. Deus exige primícias, e primícias sem defeitos. A desculpa universal é esta: “Não dou o dízimo porque nunca sobra.” Sobras nós damos para os animais, e possivelmente para algum mendigo que passa em frente a nossa porta. Se eu estiver esperando sobrar para levar a Deus, não vou levar nunca, porque Deus não vai deixar sobrar. Ele não aceita sobras! Quando damos as primícias, honramos a Deus, porque O estamos colocando em primeiro lugar em nossas vidas.Lembr-se ainda dizimar é ato de adoração ao Senhor (Pv.3:9)
6) A Onde Devo Devolver?
O ensino é claro: trago para um local estabelecido.(Ml.3:10). A Escritura diz que eu devo trazer o dizimo à casa do Senhor. Portanto, o Dizimo é para ser entregue no gassofilácio do templo e nao para entidades ou na casa do tesoureiro ou do pastor. Muitas pessoas pensam o seguinte: eu nao vou devoilver na igreja porque o pessoal de lá não sabe administrar, então vou ajudar as instituições de caridades, ou dar para pessoas que precisam. Mas você deve entender isso: Deus já estabeleceu um local especifico- a casa do tesouro, templo. Se as pessoas responsáveis, forem irresponsáveis, são eles que vão prestar contas e não você. faça a sua parte.
7) Como Se Deve Devolver O Dízimo?
Tanto no V.T. como no N.T., a devolução passa por 3 requisitos:
a) Deve ser livre e de forma voluntária -é uma decisão pessoal (1Cr. 29:14), e com alegria (2Co.9:7);
b) Deve ser metódica –deve ser feita nos dias estabelecidos e no local determinado (1Co.16:2; 2Co. 9:7);
c) Deve ser proporcional aos rendimentos de cada um (1Co.16:2). Veja que Paulo diz: “conforme a sua prosperidade.” Tanto aqui como no V.T, Deus pede aquilo que dá ( você vai trazer o dízimo de sua vaca, quando tem vaca; da terra quando tem terra; da galinha quando tem galinha (Lv.27:30).
8) Que Base Existe Para Se Falar De Dízimo?
As nossas bases São:
-A Graça. Ex. Abrão (Gn.14:20);
- A Lei. (Lv.27:30);
-O V.T. (2Cr. 31:4-6; Ml. 3:10) ;
- E Jesus (Mt. 23:23) -Jesus falou de dízimo, sim senhor!
9) Quem Deve Devolver o Dízimo?
Todos os que compreendem que o Eterno Deus está por trás de todas as coisas, e que é pela sua misericórdia e providência que o nosso trabalho é abençoado e frutifica; todos os salvos.
Pais, ensinem seus filhos a serem fiéis nisso também.
10) Deus precisa do dízimo?
Não, porque tudo é dele (At.17:24-5).
11) Por que Ele manda que o devolvamos?
Quando nos manda devolver o dízimo, Deus quer testar a nossa fidelidade e obediência. O dízimo é um teste ou a prova de nossa fidelidade.. Quando o crente se nega a entregar o dízimo, ele está dando a Deus a resposta: não contes comigo para a obra gloriosa de evangelização do mundo, porque eu não sei obedecer, eu não sei ser fiel, eu sou um fracasso na tua Igreja. O dízimo é o meio de mostrar a sinceridade do nosso amor e gratidão a Ele.
12) Por que devemos devolver o dízimo?
a) Porque o dízimo é do Senhor (Lv.27:30,32). Temos que entender que “tudo é do Senhor” (Dt.8:18; 10:14; 1Cr.29:11-4; Ne. 9:6; Ag.2:8; Sl.24:1). Então, eu não pago e nem dou dízimo, devolvo-o!
b) Os dízimos e ofertas contribuem para lembrar ao povo que tudo é de Deus, para ajudá-lo a não se tornar escravo das coisas que vê e com que lida; é uma maneira de prestar lealdade a Deus, este que atende as suas necessidades e que sempre estará perto para guiá-lo. Ensina-lhe o temor de Deus e a sua dependência dEle.
c) É um mandamento. (Pv.3:9; Ml.3:10, Mt.23:23).
d) É com os dízimos que a Igreja faz: templo, casa pastoral, salas para EBD, pagamento ao pastor, pagamento de luz, água, telefone, literatura para a EBD. É com eles que a Igreja evangeliza(faz missoes-hoje 52% da recadaçao de IPB vai para Missoes), mantém a sua administração, mantém seminários, orfanatos, a imprensa (nós temos o “Jornal presbiteriano”). É com o dinheiro dos dízimos que a Igreja mantém os ministros jubilados, as viúvas, os órfãos. Para tudo isso ela precisa de dinheiro; e esse dinheiro vem dos dízimos.
13) Posso dá oferta sem ser dizimista?
Tem muita gente dizendo: eu nao sou dizimista, mas pelo menos dou oferta. resposta: oferta só é oferta depois de entregue o dizimo. Oferta em lugar de Dízimo é abominação perante o Senhor. oferta cada um dá como quer. Dízimo o crente entrega como Deus determina. O rev. Boanerges diz que na igreja que pastoreava no terceiro domingo era dia de entregar o dizimo e muitas vezes ele teve que ir ao púlpito e dizer: "agora vamos adorar a Deus entregando a décima parte do Que Ele nos concedeu durante o mês, devo porém fazer um pedido muito sério: se você não é dizimista, por favor nao faça oferta. Sua oferta ofende a Deus, prejudica a igreja e a você". oferta só é oferta depois do dizmo (Ml.3:8);
14) Posso administrar o meu dízimo?
Não pode, por algumas razôes: 1) o Dízimo não é seu; 2) Como o dizmo é do Senhor, Ele já estabeleceu em sua Palavra que o dízimo deve ser entregue em sua casa; 3) Deus não nos autorizou administrar o Dízimo. Por isso nao podemos fazer o que bem entendemos com o que é de Deus. Deus não nos constituiu administradores do Dízimo, mas nos ordenou a entregá-lo com fidelidade em sua casa.
15) De que a bíblia chama os dizimistas fiéis?
Os dizimistas fiéis e os ofertantes generosos são chamados de crentes abençoados, bem sucedidos e felizes. (Ml.3:11-12).
16) De que são chamados na bíblia os que não devolvem o dízimo?
Os que não fazem a devolução do dízimo são chamados de ladrões, infiéis e malditos. (Ml. 3:8 -10). Só uma observação: ladrão não entra no céu (1Co.6:10)!
17) Existe alguma bênção em dizimar?
Devemos entender que dar e receber andam juntos; de forma que não sabemos se o crente é abençoado porque contribui, ou se contribui porque é abençoado! mas podemos observar algumas bençãos:
a) Poder contribuir já é uma bênção - se você tem dízimo a entregar é porque ganhou alguma coisa.
b) É uma oportunidade de participar da obra de Deus e da preocupação com os necessitados, além do fato de levar você a ser mais consagrado e a ter mais interesse pela obra.
c) É fonte de bênção - quem pratica, sempre terá a proteção de Deus.
18) Quando Dizimamos O Que Deus Nos Promete?
Veja o que diz Ml,3:10-11. Neste texto vemos algumas bênçãos sendo prometidas por Deus aos que são fieis a Eles. Veja quais são:
1) Deus promete abrir as janelas do céus, e derramar bênçãos sem medida (pode crer nesta promessa, pois quem fez a promessa é fiel);
2) Ele promete repreender o devorador. Veja que Deus não apenas age ativamente derramando bênçãos extraordinária, mas também impedindo a ação do devorador na vida daqueles que são fiéis. aqui é o único lugar da Bíblia que Deus promete repreender o devorador nas nossas vidas; 3) em outros textos também, Deus faz outras promessas .
3.1 Em Prov. 3:9-10 Ele promete dar prosperidade material;
3.2 em Pv.11:24-25 Ele diz que seremos um povo feliz.
19) Existem consequencias para aqueles que são infiéis no Dízimo?
Malaquias fala sobre consequencias graves para os que são infiéis na devolução dos dizmos:
A primeira consequencia é que os infieis estão roubando de Deus. E que rouba é ladrão e ladrão não entra no céu (1Co.6:10). A consequencia maior do ladrão é que ele será excluido e com isto estará condenado para sempre da presença graciosa de Deus.
A segunda consequencia é que Ml.3:9 diz que quando você não devolve, você está trazendo maldição a si mesmo ("com maldições sóis amaldiçoados"), está trazendo condenação para você
E porque será que há tantos "crentes" sempre envolvidos em dificuldades financeiras e outros problemas? Mas talvez você diga: muitos impios prosperam; muitos crentes nominais, também impios prosperam; e muitos crentes fieis dizimistas enfrentam dificuldades de todo tipo? eu lhe diria:
a) será que estes que você diz ser dizimistas fiéis, são fiéis mesmos?
b) de fato vemos muitos ímpios prosperos, mas para sua própria destruição (rico e lazaro); nao se esqueça que riqueza sem fidelidade é maldição. o apostolo Paulo diz que grande fonte de lucro é a piedade.. e os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruina e perdição (1Tm.6.6-9)
c) outra coisa lhe diria, você entrou na crise de Asafe e das pessoas de Malaquias 3:13-18;
d) E qual é o fim do impio, do desobediente? no final você verá a diferença entre o justo e o ímpio (Sl.73:12-17,27);
e) No fundo. somos todos dizimistas. alguns dizimam piedosamente ao Senhor. outros preferem dever a Deus e pagar ao diabo. Mas saiba disso: Ninguém consegue violar a Lei de Deus e sair-se bem ou lucrar com isto. não existe sonegadores de dízimo felizes. tampouco existem crentes em pecados felizes. Meu caro Paulo, entenda isso: Quando Deus promete abençoar, Ele abençoa, mas quando diz que amaldiçoa, Ele também cumpre (Ml.2:2 e 1:14);
A terceira consequencia é que você é presa fácil da devastação do devorador. Quando lemos também Ageu 1:6 vemos o profeta falando sobre as consequencias da infidelidade. è o mesmo que receber salário e colocá-lo num saco furado (Ag.1:6). O dinheiro não dá, o salario, taambém, não. O buraco no bolso se alarga a cada dia. Mês após mês, a pessoa luta para equilibrar as contas e n~~ao consegue. com isso chega até dar mau testemunho: acumula dívida, passa calote, foge dos cobradores, emite cheques frios. Quando retemos fradulentamente o que é de Deus, o devorador come o que deveriamos entregas ao Senhor. De modo que dizimar é trazer bênção, e não fazê-lo é trazer maldição . (Ml.3:8,10).

Colocarei aqui, antes da conclusao, o porque sou dizimista
Sou dizimista porque o Dizimo é do Senhor (Lv.27:30,32);
Sou dizimista porque eu sou obediente – Deus mandou trazer (Pv.3:9; Ml.3:10, Mt.23:23).
Sou dizimista porque eu não quero ser chamado de ladrão, infiel e maldito (Ml.3:8-10);
Sou dizimista porque eu quero ser chamado de feliz, abençoado e bem sucedido (Ml.3:11-12);
Sou dizimista porque dizimar é uma benção e traz muitas outras Bênçãos;
Sou dizimista porque creio que Deus vai abrir as janelas, vai derramar bênçãos sem medidas; vai repreender o devorador na minha vida (Ml.3:10-11);
Sou dizimista porque quero ser participante da obra de Deus na terra;
Sou dizimista porque Deus Suprirá todas as minhas necessidades (Fp.4:19).
Sou dizimista porque eu amo a Igreja de Cristo (Ml.3:10);
Sou dizimista porque Amo o meu Senhor e quero viver como Ele quer. Por causa destas coisas, sou dizimista.
OBS: Não devolva o dízimo com a pretensão de barganhar com Deus. Com Deus não se faz barganha! Se assim fizer, você não terá entendido nada do que aqui foi estudado!
CONCLUSÃO
Quero cocluir dizendo: meu querido Paulo, Cristo te comprou por um grande preço. A tua salvação custou-lhe a morte na cruz. Deus te deu o Seu Filho, para a tua salvação. Será que não tens prazer na difusão do Santo evangelho, que é o meio de salvação que Ele estabeleceu para redenção dos pecadores? Esta tarefa te está confiada. Não sejas ingrato, nem infiel. O dinheiro que ganhamos é bênção de Deus. E Ele nos ordena a entregar o dízimo de tudo, para o sustento da Igreja onde ele nos colocou. Deixar de entregar o dízimo é desobedecer a Deus e menosprezar a Igreja. Por isso, torna-te um dizimista fiel, honesto, leal, zeloso e prazeroso! Crê no Deus do dízimo, e não hesites em praticá-lo. Pois esta é a recomendação que o Senhor nos dá (Prov. 3: 9-10): “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (espécie de tanque). Que Deus te abençoe ricamente. Espero ter sido útil. Qualque dúvida estamos aqui. Um forte abraço, rev. Fran.

Escrito por Francivaldo Ferreira Pinheiro, em 5 de jul. de 2007
Assunto: |

10 comentários - Já comentou?

  1. Admin escreveu:
  2. Fran,
    tudo bem???

    Dá uma dica pra ti.
    Adicione um mural de dúvidas no seu blog, já que o intuito é tirar dúvidas...
    Entre no CBOX, faça seu cadastro e pegue o código HTML.:
    http://cbox.ws/getone.php

    Qualquer dúvida...
    widney10@hotmail.com

     
  3. Unknown escreveu:
  4. Prezado Francivaldo:

    As primícias devem ser calculadas sobre o salário bruto ou líquido?

     
  5. Clube Geek escreveu:
  6. Quanta vergonha eu tenho de pessoas como você que confunde totalmente o que está escrito na bíblia sagrada, se não temos certeza de uma coisa então devemos ler nas escrituras e analisar com cuidado o seu texto e não ir após os outros como quem é guiado por cegos. Deus colocou nas tuas mãos uma ferramenta de evangelização muito eficiente então não desperdiça. O ato de dizimar nos dias de hoje é uma forma de dizer que o sacrifício de Jesus foi incompleto, pois este mesmo Jesus cumprindo a lei nos livros de seus jugos e nos deu a graça, o que devemos hoje em relação a ofertas e dádivas é não limitar nossa generosidade e nossa gratidão em 10% ou 100%. Mas estarmos dispostos a ajudar em qualquer momento aqueles que precisam, Deus se agrada disso observe as escrituras e veras que o templo do Espírito Santo é o nosso corpo e não o construído por mãos humanas, e este deve ter a nossa atenção. Na hora de ajudar é bom lembrar que a igreja é os irmãos, os carentes e não apenas os pastores pois até agora estes são os primeiros a se beneficiar da falta de conhecimento dos fieis. Até mais!

     
  7. Anônimo escreveu:
  8. MEU IRMAO SEI QUE VC TRABALHA NA OBRA DO SENHOR FICO FELIZ QUE DEUS TE ABENÇOI SO PEÇO UMA COISA PELO AMOR DE DEUS NAO FAÇA EM VÃO A MORTE DE JESUS, LEIA A BIBLIA PEDINDO A DEUS SABEDORIA, POIS VC ESTA ESCRAVIZADO PELO ESPIRITO DA LEI E NAO DA GRAÇA CRISTO JA PAGOU SEU PREÇO COM SEU SANGUE, IRMAO SOMOS SALVOS NÃO POR COISA MERECIDA MAIS PELA GRAÇA DO SENHOR, DIZIMO FOI ESTABELECIDO PELA LEI AO POVO LEVITICO, E A IGREJA SO DEPOIS QUE CRISTO MORREU, NAO ANTES ELE VEIO SOBE A LEI MAIS QUANDO MORREU NAO ESTAMOS MAIS DEBAIXO DA LEI MAIS DA GRAÇA, ABRAÃO DEU DIZIMO DO QUE NAO ERA DELE LEI E VERÁ JACÓ FEZ UM VOTO E PASSOU VINTE ANOS E NAO VIMOS ESCRITO QUE ELE DEU O DIZIMO. CRISTO NAO PODIA SER CONTRA O DIZIMO POS ELE NASCEU NA LEI,MAIS AGORA VC ESTA FAZENDO INUTIL A MORTE DE CRISTO DIZENDO SE NAO DIZIMAR VAI PRO INFERNO LENBRE-SE A SALVAÇAO NAO VEM DE VOS NAO VEM DE VOS ENTENDEU NAO VEM DAR OBRA DA CARNE SABE POR QUE IRMAO PARA NAO SE GLORIAR, COMO VC FEZ, NAO PENSE QUE EU ESTOU COM RAIVA DE VC PELO CONTRARIO SE ESTIVESSE PRESENTE CHORARIA POR VC ATE HOJE NAO ENTENDER O AMOR SACRIFICIAL DE CRISTO E FAZER AGRAVO AO ESPIRITO DA GRAÇA. UM ABRAÇO E FIQUE NA GRAÇA DE JESUS CRISTO, LEIA DIREITO MALAQUIAS E VERAS COM QUEM DEUS ESTAVA CHAMANDO DE ROUBADORES SE ERA O POVO OU OS SARCEDOTES .

     
  9. Anônimo escreveu:
  10. Meu Deus ainda em pleno seculo 21, quando Jesus já nos libertou a 20 seculos; ainda temos falsos pastores que amedrontam nossos irmaos mal informados e cegos da Palavra de Deus sobre dízimo, é uma vergonha ver tantos se beneficiando o dinheiro do proximo. Afinal esse dinheiro é de Deu ou do SENHOR PASTOR, por que voces falam tanto do diabo, mau olhado, descarrego, incosto, bruxarias, possessoes, etc, e pouco ou quase nada falam de Deus e de sua misericordia? Há claro pé preciso atacar o ponto fraco das pobres vitimas né? Mas nao esqueçam que esse inferno que voces tanto falam está la te esperando viu?
    tenho pena de tanto Cristao qu por fraqueza deixam de levar por tantos pastores (lobos). Mas Deus fara justiça no fim de tudo

     
  11. Anônimo escreveu:
  12. Para as Primícias deve ser tirada do valor bruto do nosso salário,são duas dízimas,ou seja, o dízimo que vc devolve todo ms duas vezes...Seja fiel e Deus cntinuará sendo fiel ..
    Paz!

     
  13. Anônimo escreveu:
  14. Pastor, gostei muito da riqueza que foi este estudo sobre o DIZIMO. Que Deus continue abençoando o senhor e toda sua familia.

     
  15. Anônimo escreveu:
  16. Muito Bom este estudo Rev.
    vou indicá-lo para os membros da minha igreja,
    É triste ver pessoas que ainda não tiraram
    a Mamon de seus corações. Se você fizer apenas uma breve pesquisa pessoal, queles que são contra a doutrina Bíblica do Dízimo, não são sérios cristãos, e não param em igreja alguma. não ofertam, se ofertam é com mão remissa, para simplesmente alimentar suas críticas e justificar sua avareza.
    valeu pastor, a luta continua.
    Abraços:
    Joimar.

     
  17. Anônimo escreveu:
  18. oi pai tomara que vc leia isso.
    pai estou com saudades da minha familia inteira!Pai agora aprendi o que é obediencía.eu aprendi que na época de moisés o siatema era bruto
    que quem disobedecesse era morto isso está quase em toda biblia quem peca morre. e por isso agora não quero mais desobedecer por agora eu ví a inportancia de viver
    pai agora uma pergunta quem que poderia pegar na arca?
    pai eu quero que algum dia eu entenda a palavra de deus
    pai te agradeço por tudo que vc já feis por mim e que eu possa um dia ser com vc!e agora tchau de seu pequeno filho :Paulo de sousa ferreira um beijo e um abraço e um feliz natal e ano novo e que um dia eu possa ser como um cristão tem que ser e eu quero me alegrar
    quando eu for do seu tamanho
    como vc se alegra com os seus filhos

     
  19. Anônimo escreveu:
  20. Muito bom estudo maravilhoso vou ate estudar na minha igreja ,somente um grande estudioso da palavra de Deus possa dar tão boa explicação.
    pena que ainda tem gente que se diz crista acha que sabe uma pena mesmo que Deus possa ter misericórdia dessa pessoa que não entendeu nada.
    excelente estudo
    grande abraço pastor.

     

Dicas

Sugestões Para o Controle do Estresse
● Goste de si mesmo;
● Pratique esporte;
● Não sofra por antecipação;
● Fale, converse, troque idéias com alguém sobre os problemas e dificuldades;
● Cultive o bom humor e a alegria;
● Faça algo divertido e que te dê prazer (mas que não vai contra os princípios divinos);
● Faça algum tipo de exercício físico;
● Observe a obra criadora de Deus e o cuidado dele para com ela e com você;

IPB TV

IPBTV

Perfil

Minha foto
Pastor Presbiteriano (IPB). Casado com Aparecida Francisca de Sousa Ferreira. Tem 3 filhos.Teólogo pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-Goiânia). Professor de: NT, Discipulado, Missões, Seitas e Heresias. Escritor da "Série Tire as suas Dúvidas"."Espero ser útil e grandemente abençoador". Em nome de Jesus

Rev. Francivaldo e Família

Vídeo

Resumo sobre o trabalho no Chile pelo Rev. João Petreceli

Nuvem de Tags

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Rev. João Petrecelli

Conferência Missionária
IPB Morada da Serra